Breaking News

Exposição mostra cultura afro-umbandista e espiritualista no Estado

Mostra fica aberta até 21 de agosto. (Foto: Ederson Nunes/Divulgação)
Mostra fica aberta até 21 de agosto. (Foto: Ederson Nunes/Divulgação)

16 DE AGOSTO DE 2015 15:55

A exposição “Afro-Umbandista e Espiritualista” fica em cartaz até 21 de agosto na Galeria Clébio Sória, da Câmara Municipal de Porto Alegre (Loureiro da Silva, 255).  A mostra, organizada pela Federação Afro-Umbandista e Espiritualista do Rio Grande do Sul, reúne 35 esculturas de resina e de madeira criadas pelos artistas Antônio Carlos Nunes e Jorge Kawo.

São retratados 17 orixás, 16 caboclos e dois pretos velhos. Como explica o presidente da Federação, Everton Alfonsin, os orixás representam a ancestralidade; os caboclos fazem o sincretismo com a Igreja Católica e “trabalham na linha de cura”, e os pretos-velhos estão também ligados à cura, mas por meio de benzeduras.

A exposição está aberta de segundas a sextas-feiras, das 8h30min às 18h. A entrada é franca.

 

Extraído do portal de noticias O Sul
http://www.osul.com.br/exposicao-mostra-cultura-afro-umbandista-e-espiritualista-no-estado/

About The Author

Sérgio Carvalho se iniciou na Umbanda, pelo Babalorixá Arnaldo de Omulu (in memorian), na T.E.Nanã Buruquê, realizando sua camarinha em dezembro de 1995. Em 2001, se iniciou no Candomblé pelas mãos do Babalorixá Jô d´Osogiyan, no Asé Omin Oiyn Ilè, sendo neto de Iyá Nitinha d´Osun (in memorian), do Asé Engenho Velho - Miguel Couto - RJ. Militante em prol da defesa da religião afro-brasileira, ingressou nas fileiras do extinto IPELCY (Instituto de Pesquisas e Estudo da Língua e Cultura Yorubá), dirigido por Jairo d´Osogiyan. Exerce o cargo de Diretor de Cultura e Comunicação da ANMA - Associação Nacional de Mídia Afro. É proprietário da agência Marfim Assessoria & Eventos. Faz parte da equipe de duas das maiores premiações do jornalismo brasileiro, o Embratel e o Petrobras. É editor responsável pelo jornal web Awùre – http://www.awure.jor.br – veículo que aglutina os momentos mais importantes da cultura e religiosidade afro-brasileira.

Related posts

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *