Breaking News

Exposição no Centro homenageia Iyalorixá Omindarewá

Texto: Sérgio d´Giyan Fotos: Alex Ferro

Resultado de três anos de pesquisa durante as cerimônias de Xangô, a exposição “O Vale dos Reis”, em homenagem à antropóloga franco-brasileira Iyalorixá Giséle Omindarewá, reúne imagens do fotógrafo Alex Ferro, e está em cartaz no Centro Cultural da Justiça Federal, na Cinelândia, no centro da cidade.

Alex Ferro, de 48 anos, é um fotógrafo carioca que vive entre o Rio de Janeiro e Lisboa. Já trabalhou em projetos de moda, arquitetura, reportagens e outros ensaios fotográficos.

As festas promovidas pela Iyalorixá Gissele Cossard Minon, Omindarewá (Tanger, 31 de maio de 1923 – Duque de Caxias, 21 de janeiro de 2016), em sua casa, eram um resgate da cultura milenar africana no Brasil, recheada de emoções a cada cântico entoado, a cada passo dado pelos orixás. Um verdadeiro monumento a ancestralidade e a devoção ao panteão sacro afro-brasileiro.

Vale a pena conferir esse material e a exposição. Vejam abaixo as informações da Exposição Vale dos Reis, de Alex Ferro.

10_FHA_RS_alexferro 10_FHA_RS_alexferro2 10_FHA_RS_alexferro3 10_FHA_RS_alexferro4 10_FVA_RS_alexferro

Serviço:

Centro Cultural Justiça Federal

Avenida Rio Branco, 241, Centro, Rio de Janeiro – RJ
Fone: 21 3261-2550

De 16 mar 2016 até 24 abr 2016

dom, ter, qua, qui, sex e sáb 12:00 até 19:00

Entrada Grátis

About The Author

Sérgio Carvalho se iniciou na Umbanda, pelo Babalorixá Arnaldo de Omulu (in memorian), na T.E.Nanã Buruquê, realizando sua camarinha em dezembro de 1995. Em 2001, se iniciou no Candomblé pelas mãos do Babalorixá Jô d´Osogiyan, no Asé Omin Oiyn Ilè, sendo neto de Iyá Nitinha d´Osun (in memorian), do Asé Engenho Velho - Miguel Couto - RJ. Militante em prol da defesa da religião afro-brasileira, ingressou nas fileiras do extinto IPELCY (Instituto de Pesquisas e Estudo da Língua e Cultura Yorubá), dirigido por Jairo d´Osogiyan. Exerce o cargo de Diretor de Cultura e Comunicação da ANMA - Associação Nacional de Mídia Afro. É proprietário da agência Marfim Assessoria & Eventos. Faz parte da equipe de duas das maiores premiações do jornalismo brasileiro, o Embratel e o Petrobras. É editor responsável pelo jornal web Awùre – http://www.awure.jor.br – veículo que aglutina os momentos mais importantes da cultura e religiosidade afro-brasileira.

Related posts

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *