Breaking News

Exposição sensorial leva olhares para o universo afro-brasileiro em PE

Ideia é dividir com o público sensações como cheiro e sons dos terreiros.
Mostra tem início nesta terça-feira (27), no centro do Recife.

Do G1 PE | 26/10/2015 21h47 – Atualizado em 26/10/2015 21h47

 

 

 

Projeto expõe adereços, figurinos e imagens de festa de Yêmanjá (Foto: Divulgação/ Maker Mídia)
Projeto expõe adereços, figurinos e imagens de festa de Yêmanjá (Foto: Divulgação/ Maker Mídia)

Com caráter sensorial, a exposição “Orixamar – Tem Orixás nas Águas de Jaboatão” leva os visitantes a descobrirem o universo afro-brasileiro em Pernambuco. De acordo com a organização, o projeto ‘transporta’ os interessados para as águas da praia de Jaboatão dos Guararapes, no Grande Recife, através de sensações como o cheiro, o tato e os sons. A mostra tem início nesta terça-feira (27) e segue até o dia 6 de novembro no Núcleo de Cultura Afro-Brasileira da Prefeitura do Recife, no Pátio de São Pedro, área central da capital. A entrada é gratuita.

Com curadoria do produtor cultural Geraldo Dias, “Orixamar” expõe figurinos, adereços, imagens fotográficas e vídeos de festa de Yêmanja, que ocorreu no dia 8 de dezembro do ano passado. Na ocasião, 14 terreiros de candomblé da Região Metropolitana do Recife compartilharam com a população a cultura afro e a mitologia dos orixás.

Encontro de terreiros ocorreu no dia 8 de dezembro de 2014 (Foto: Divulgação/ Maker Mídia)
Encontro de terreiros ocorreu no dia 8 de dezembro de 2014 (Foto: Divulgação/ Maker Mídia)

O objetivo do encontro é recuperar a tradição dos festejos de Yêmanja, na orla de Barra de Jangada, em Jaboatão. A ideia da mostra é dividir com o público as sensações da festividade, com os pés no chão, a areia, a brisa, o som do mar, a energia da natureza e a dos orixás.

Serviço
Orixamar – Tem Orixás nas Águas de Jaboatão
De 27 de outubro a 6 de novembro, das 9h às 17h
Núcleo de Cultura Afro-Brasileira da Prefeitura do Recife, Casa 34, Pátio de São Pedro
Informações: (81) 3355.3100

 

Extraído do portal de notícias G1 / Guararapes – PE
http://g1.globo.com/pernambuco/noticia/2015/10/exposicao-sensorial-leva-olhares-para-o-universo-afro-brasileiro-em-pe.html

 

About The Author

Sérgio Carvalho se iniciou na Umbanda, pelo Babalorixá Arnaldo de Omulu (in memorian), na T.E.Nanã Buruquê, realizando sua camarinha em dezembro de 1995. Em 2001, se iniciou no Candomblé pelas mãos do Babalorixá Jô d´Osogiyan, no Asé Omin Oiyn Ilè, sendo neto de Iyá Nitinha d´Osun (in memorian), do Asé Engenho Velho - Miguel Couto - RJ. Militante em prol da defesa da religião afro-brasileira, ingressou nas fileiras do extinto IPELCY (Instituto de Pesquisas e Estudo da Língua e Cultura Yorubá), dirigido por Jairo d´Osogiyan. Exerce o cargo de Diretor de Cultura e Comunicação da ANMA - Associação Nacional de Mídia Afro. É proprietário da agência Marfim Assessoria & Eventos. Faz parte da equipe de duas das maiores premiações do jornalismo brasileiro, o Embratel e o Petrobras. É editor responsável pelo jornal web Awùre – http://www.awure.jor.br – veículo que aglutina os momentos mais importantes da cultura e religiosidade afro-brasileira.

Related posts

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *