Breaking News

Federal do Maranhão inaugura curso em Estudos Africanos e Afro-Brasileiros

Audio clip: Adobe Flash Player (version 9 or above) is required to play this audio clip. Download the latest version here. You also need to have JavaScript enabled in your browser.

 01:09 GeralNotícias 05/05/2015 – 22h56 Brasília Embed

Ariane Póvoa

A Universidade Federal do Maranhão (UFMA) realizou na noite dessa terça-feira (5), no Campus de São Luís, a aula inaugural do curso de graduação Licenciatura Interdisciplinar em Estudos Africanos e Afro-Brasileiros, o primeiro a ser criado no Brasil.

A inauguração contou com a presença da ministra da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial, Nilma Lino Gomes, que foi a primeira reitora negra de uma universidade federal no país.

A iniciativa de criar o curso veio do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros da universidade. A proposta da licenciatura resulta de uma discussão da obrigatoriedade do ensino de história e cultura africana no sistema educacional brasileiro.

Neste semestre, foram ofertadas 40 vagas. O exame seletivo aconteceu no dia 19 de abril e o resultado foi divulgado no último dia 30.

Segundo a coordenação do curso, a expectativa é de que a ação pioneira da UFMA possa inspirar outras universidades a implantarem graduações semelhantes.

 

Extraído do portal EBC
http://radioagencianacional.ebc.com.br/geral/audio/2015-05/federal-do-maranhao-inaugura-curso-em-estudos-africanos-e-afro-brasileiros

About The Author

Sérgio Carvalho se iniciou na Umbanda, pelo Babalorixá Arnaldo de Omulu (in memorian), na T.E.Nanã Buruquê, realizando sua camarinha em dezembro de 1995. Em 2001, se iniciou no Candomblé pelas mãos do Babalorixá Jô d´Osogiyan, no Ilé Asé Omin Oiyn, sendo neto de Iyá Nitinha d´Osun (in memorian), do Asé Engenho Velho. Militante em prol da defesa da religião afro-brasileira, ingressou nas fileiras do extinto IPELCY (Instituto de Pesquisas e Estudo da Língua e Cultura Yorubá), dirigido por Jairo d´Osogiyan. Hoje, é editor do Jornal Awùre. Diretor Financeiro da ANMA - Associação Nacional de Mídia Afro. Colabora com a assessoria de comunicação do PPLE - Partido Popular da Liberdade de Expressão Afro-Brasileira. É sócio diretor na agência Marfim Assessoria & Eventos. Faz parte da equipe de duas das maiores premiações do jornalismo brasileiro, o Embratel e o Petrobras.

Related posts

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *