Breaking News

Federal do Maranhão inaugura curso em Estudos Africanos e Afro-Brasileiros

Audio clip: Adobe Flash Player (version 9 or above) is required to play this audio clip. Download the latest version here. You also need to have JavaScript enabled in your browser.

 01:09 GeralNotícias 05/05/2015 – 22h56 Brasília Embed

Ariane Póvoa

A Universidade Federal do Maranhão (UFMA) realizou na noite dessa terça-feira (5), no Campus de São Luís, a aula inaugural do curso de graduação Licenciatura Interdisciplinar em Estudos Africanos e Afro-Brasileiros, o primeiro a ser criado no Brasil.

A inauguração contou com a presença da ministra da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial, Nilma Lino Gomes, que foi a primeira reitora negra de uma universidade federal no país.

A iniciativa de criar o curso veio do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros da universidade. A proposta da licenciatura resulta de uma discussão da obrigatoriedade do ensino de história e cultura africana no sistema educacional brasileiro.

Neste semestre, foram ofertadas 40 vagas. O exame seletivo aconteceu no dia 19 de abril e o resultado foi divulgado no último dia 30.

Segundo a coordenação do curso, a expectativa é de que a ação pioneira da UFMA possa inspirar outras universidades a implantarem graduações semelhantes.

 

Extraído do portal EBC
http://radioagencianacional.ebc.com.br/geral/audio/2015-05/federal-do-maranhao-inaugura-curso-em-estudos-africanos-e-afro-brasileiros