Breaking News

Feira aborda liberdade religiosa e reúne diversas crenças em Búzios, RJ

II Feira Inter Religiosa acontecerá das 9h às 18h, na Praça Santos Dumont.
Objetivo é reunir representantes de diferentes religiões.

Do G1 Região dos Lagos | 07/07/2015 10h02 – Atualizado em 07/07/2015 10h02

 

 

Nesta quinta-feira (9), Armação dos Búzios, Região dos Lagos do Rio, vai promover a II Feira Inter Religiosa da cidade. Intitulada “Búzios pela Paz”, a feira acontece das 9h às 18h, na Praça Santos Dumont (Centro) com participação das igrejas católica, messiânica, budista e protestante, e cardecista, além de religiões de matriz africana, como candomblé e umbanda, hinduísmo, e hare krishna. Representantes do Centro Cultural Cem Braças, Somunear, Quilombo de Baia Formosa, e Compir – Conselho Municipal de Políticas de Promoção da Igualdade Racial, também estarão presentes.

A Feira Inter Religiosa culmina com o Dia Municipal da Liberdade de Pensamento e do Combate à Intolerância Religiosa, comemorado em 14 de julho em Búzios. A data é voltada para debates e palestras sobre o direito ao livre pensamento e ao credo, garantidos pela Constituição.

De acordo com a Secretaria de Desenvolvimento Social, Trabalho e Renda, responsável pelo evento através da Coordenação de Promoção da Igualdade Racial, o encontro vai reunir a sociedade civil, entidades e líderes pacifistas, personalidades e ativistas dos direitos humano. Palestras e debates vão falar sobre a liberdade de pensamento e os direitos fundamentais à liberdade de crença, e ao livre exercício de cultos religiosos.

Programação
9h – Abertura
Apresentação do Coral Encanta Búzios (Maestro Moises Santos)
Mediador – Pastor Josué Nunes de Oliveira (Igreja Adventista do 7º Dia –Associação Rio Fluminense da Igreja Batista do 7º Dia e Diretor da Liberdade Religiosa)
9h30 – Roda de debate
Prof. Aciolly Junior – Prof. Sociologia, Filosofia e Ensino Religioso
Tema: Filosofia das Religiões
10h- Apresentação Cultural dos Desbravadores- Igreja Adventista do 7º Dia da Região dos Lagos
10h30  – Curare – Companhia teatral – Prof. José Antônio Mendes
10h40 – Apresentação Cultural – Hip Hop – Centro Cultural de Cem Braças
11h00- Apresentação cultural da Comunidade Cigana da Região dos Lagos
12h – Musical
13h – Consciência na respiração – Pranayma-  Hindu
14h – Roda de debate – Prof. Sergio-  “O Direito à Liberdade” – Prof. História, Diretor de Promoção da Igualdade Racial de São Pedro da Aldeia e membro do FIPPIR- RJ
14h30 – Roda de debate – Prof. Aciolly Junior – Prof. Sociologia, Filosofia e Ensino Religioso
Tema: Filosofia das Religiões
15h- O som dos tambores – Apresentação musical do Candomblé e Umbanda
15h30 – Apresentação de Dança Afro Tribal – Somunear
16h – Apresentação do Coral Rocha Eterna e Grupo Manto de Maria- Paróquia Sant´Anna e Santa Rita de Cássia
16h30 – Apresentação de Capoeira e Dança – APAE Búzios
16h40 – Apresentação do Coral Alta Voz – Igreja Adventista do 7º Dia de Búzios
17h – Encerramento – coordenado pelo Budismo

 

Extraído do portal de notícias G1 / Rio de Janeiro – RJ
http://g1.globo.com/rj/regiao-dos-lagos/noticia/2015/07/feira-aborda-liberdade-religiosa-e-reune-diversas-crencas-em-buzios-rj.html

About The Author

Sérgio Carvalho se iniciou na Umbanda, pelo Babalorixá Arnaldo de Omulu (in memorian), na T.E.Nanã Buruquê, realizando sua camarinha em dezembro de 1995. Em 2001, se iniciou no Candomblé pelas mãos do Babalorixá Jô d´Osogiyan, no Asé Omin Oiyn Ilè, sendo neto de Iyá Nitinha d´Osun (in memorian), do Asé Engenho Velho - Miguel Couto - RJ. Militante em prol da defesa da religião afro-brasileira, ingressou nas fileiras do extinto IPELCY (Instituto de Pesquisas e Estudo da Língua e Cultura Yorubá), dirigido por Jairo d´Osogiyan. Exerce o cargo de Diretor de Cultura e Comunicação da ANMA - Associação Nacional de Mídia Afro. É proprietário da agência Marfim Assessoria & Eventos. Faz parte da equipe de duas das maiores premiações do jornalismo brasileiro, o Embratel e o Petrobras. É editor responsável pelo jornal web Awùre – http://www.awure.jor.br – veículo que aglutina os momentos mais importantes da cultura e religiosidade afro-brasileira.

Related posts

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *