Breaking News

Festa das Águas: grupos de cultura afro anunciam programação

Postado em 01/12/2016 às 10:51 por Secom Maceió em Cultura  0

Por Secom Maceió

 

Projeto Velas Artes
Projeto Velas Artes

A tradicional Festa das Águas, que acontece no próximo dia 8 de dezembro, na praia de Pajuçara, em Maceió, vai reunir em sua programação cultural 20 grupos com temáticas afro, que se apresentarão no palco a ser montado na Praça Multiventos. A comemoração, que celebra o Dia de Iemanjá, orixá cultuado entre os povos de matriz africana, conta com apoio da Fundação Municipal de Ação Cultural (Fmac) por meio de convênio com o Ministério da Cultura. A coordenação do evento divulgou a relação das atrações na quarta-feira (30).

O gerente de Política Cultural da Fmac, Amaurício de Jesus, confirmou que as apresentações artística e culturais se estenderão durante todo o dia e noite de 8 de dezembro, quinta-feira, com início a partir das 8h da manhã. O último grupo a subir ao palco está programado para às 8h da noite.  “É bom lembrar que toda a programação foi definida por uma comissão, formada por representantes de grupos envolvidos com o movimento afro-alagoano”, destaca. O evento também deve contar com edição especial do Giro dos Folguedos, que envolve grupos de cultura popular para apresentações em locais públicos.

A Festa

A Festa das Águas surgiu como reforço às festividades populares pelo Dia de Iemanjá, que acontecem em Alagoas há décadas. No dia 8 de dezembro, caravanas de religiosos e grupos culturais vindos de diversos bairros de Maceió e de cidades do interior do Estado realizam celebrações na praia de Pajuçara. As comemorações atraem todos os anos moradores, turistas, militantes do movimento negro e simpatizantes das religiões de matriz africana, que podem conferir e apreciar toda a beleza da cultura afro-brasileira em espetáculos que envolvem batuques, cantos e danças.

“Além das homenagens como forma de agradecimento por tudo que foi alcançado durante o ano, os grupos pretendem chamar atenção para o preconceito historicamente construído e sustentado em nossa sociedade contra as manifestações afro-brasileiras”, ressalta Bárbara Santana, coordenadora do Afoxé Povo de Exú e integrante da comissão organizadora. Ela destaca a iniciativa e o esforço dos grupos afros e das casas de matriz africana para a realização anual das festividades.

O diretor de Produção da Fmac, Keyler Simões, informa que a Festa das Águas vai contar com toda a estrutura de palco, som e iluminação para apresentações de afoxés, grupos de capoeira, danças afro, entre outras manifestações da cultura negra.

“Simultaneamente, grupos que fazem parte do projeto Giro dos Folguedos também se apresentarão em tablados disponibilizados entre as imediações da Praça Lions em direção a praça multieventos”, reforça Simões. Ele informa ainda que todas as atrações participantes, devidamente aptas com documentação na Fmac, devem receber cachê, garantido através do convênio da Fundação com  o MinC.

“Nesse contexto, a Festa das Águas soma e fortalece a resistência do movimento negro, organizada pelos grupos da cultura popular afro-alagoana, que atuam na cidade e protagonizam o evento desde 2008”, acrescenta Bárbara.

PROGRAMAÇÃO FESTA DAS ÁGUAS 2016 

8:00 Xirê de casas religiosas da Zana da Mata

9:30 Rodas de capoeira na praça

10:30 Grupo Temba

11:00 Toni Edson

11:30 CEPA Quilombo

12:00 Banda Afro Mandela

12:30 Rogério Dyas e a Trincheira

13:00 Afrojub

13:30 Afro Zumbi

14:00 Afoxé Ofá Omim

14:00 Cortejo das Águas – Carreata contra intolerância Religiosa – Concentração às 14h no GUESB: Rua São Pedro n° 10e Village Campestre 2. Saída às 15h em direção a orla de Maceió com parada final na festa das águas na Multieventos.

15:00 Xirê do Ilê Axé Legionirê – Bela Vista, Benedito Bentes 2

17:00 Orquestra de Tambores de Alagoas

17:00 Chegada da carreata contra intolerância religiosa na praça Multieventos

17:30 Maracatu Raízes da Tradição

18:00 Maracatodos

18:30 Afro Afoxé

19:00 Afoxé Povo de Exu

19:30 Coletivo Afro Caeté

20:00 Naná Martins

 

 

Extraído do site de notícias Cada Minuto / Maceió – AL
http://www.cadaminuto.com.br/noticia/296091/2016/12/01/festa-das-aguas-grupos-de-cultura-afro-anunciam-programacao

About The Author

Sérgio Carvalho se iniciou na Umbanda, pelo Babalorixá Arnaldo de Omulu (in memorian), na T.E.Nanã Buruquê, realizando sua camarinha em dezembro de 1995. Em 2001, se iniciou no Candomblé pelas mãos do Babalorixá Jô d´Osogiyan, no Asé Omin Oiyn Ilè, sendo neto de Iyá Nitinha d´Osun (in memorian), do Asé Engenho Velho - Miguel Couto - RJ. Militante em prol da defesa da religião afro-brasileira, ingressou nas fileiras do extinto IPELCY (Instituto de Pesquisas e Estudo da Língua e Cultura Yorubá), dirigido por Jairo d´Osogiyan. Exerce o cargo de Diretor de Cultura e Comunicação da ANMA - Associação Nacional de Mídia Afro. É proprietário da agência Marfim Assessoria & Eventos. Faz parte da equipe de duas das maiores premiações do jornalismo brasileiro, o Embratel e o Petrobras. É editor responsável pelo jornal web Awùre – http://www.awure.jor.br – veículo que aglutina os momentos mais importantes da cultura e religiosidade afro-brasileira.

Related posts

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *