Breaking News

Festa de Iemanjá é celebrada na Praia do Futuro neste domingo e segunda

festa_de_yemanja_eden_barbosa (1)
Combate à violência doméstica é o tema da edição da festa neste ano (Foto: Éden Barbosa/ Secultfor)

PorCO NEWS

Publicado em 12/08/2016

 

A Festa de Iemanjá, principal festividade do calendário de umbanda de Fortaleza, será celebrada na Praia do Futuro neste domingo (14) e segunda-feira (15). Esta edição, que tem como tema “o combate à violência doméstica contra a mulher”, contará com apresentações culturais na programação e a tradicional entrega de oferendas.

A festa tem início no domingo (14), às 18 horas, próximo ao Clube dos Engenheiros, com a coroação da rainha do Maracatu Filhos de Iemanjá. Depois, haverá apresentação do Afoxé Filhos de Oya.

Na segunda-feira (15), pela manhã, ocorre o cortejo da imagem de Iemanjá, que sairá do Centro seguindo até a Praia do Futuro, onde será realizada a apresentação do Afoxé Acabaca. O encerramento da programação está prevista para 18 horas, com a entrega de oferenda à Iemanjá e uma nova apresentação do Afoxé Filhos de Oya.

A festa é realizada pela União Espirita Cearense de Umbanda (Uecum) e parceria da organização Mulheres de Fé, Mulheres de Axé Saravá, Rede Nacional de Religiões Afro-Brasileiras e Saúde (Renafro-CE) e apoio da Prefeitura de Fortaleza, por meio da Secretaria Municipal da Cultura.

Serviço
Festa de Iemanjá
Quando: Domingo (14), a partir das 18h, e segunda-feira (15), a partir das 10h
Onde: Avenida Zezé Diogo, 2551 – Praia do Futuro (Barraca Zé da Praia, próximo ao Clube dos Engenheiros)

Programação (sujeita a alterações)
Domingo (14)
18h – Abertura
19h – Coroação da Rainha do Maracatu Filhos de Iemanjá. Participação Anderson Monteiro
19h30 – Apresentação do Afoxé Filhos de Oya
20h30 – Início dos trabalhos do Centro Rei Dragão do Mar, em frente ao palco principal. A partir desse horário em diante começam a chegar os centros do interior e da capital com caravanas.
0h – Encerramento no palco principal

Segunda-feira (15)
9h – Chegada da Caravana do maciço de Baturité do Centro São Jorge Guerreiro de Pai Ricardo
10h – Chegada da imagem de Iemanjá, que sairá da rua Castro e Silva, 920, no Centro.
11h – Apresentação do Afoxé Acabaca. Convidados especiais: Poder Público e Sociedade Civil: Coordenadoria das Mulheres
12h – Centro Abassá de Iemanjá de Pai Rodrigo de Iemanjá, em frente ao palco principal. Durante todo o dia continuam os trabalhos em toda a orla marítima.
18h – Encerramento com a entrega de oferendas para Iemanjá do Centro Abassa de Iemanjá e apresentação do Afoxé Filhos de Oya.

Fonte: G1 Brasil

 

Extraído do site de notícias CO News / Região do Centro-Oeste
http://www.conews.com.br/festa-de-iemanja-e-celebrada-na-praia-do-futuro-neste-domingo-e-segunda/

About The Author

Sérgio Carvalho se iniciou na Umbanda, pelo Babalorixá Arnaldo de Omulu (in memorian), na T.E.Nanã Buruquê, realizando sua camarinha em dezembro de 1995. Em 2001, se iniciou no Candomblé pelas mãos do Babalorixá Jô d´Osogiyan, no Asé Omin Oiyn Ilè, sendo neto de Iyá Nitinha d´Osun (in memorian), do Asé Engenho Velho - Miguel Couto - RJ. Militante em prol da defesa da religião afro-brasileira, ingressou nas fileiras do extinto IPELCY (Instituto de Pesquisas e Estudo da Língua e Cultura Yorubá), dirigido por Jairo d´Osogiyan. Exerce o cargo de Diretor de Cultura e Comunicação da ANMA - Associação Nacional de Mídia Afro. É proprietário da agência Marfim Assessoria & Eventos. Faz parte da equipe de duas das maiores premiações do jornalismo brasileiro, o Embratel e o Petrobras. É editor responsável pelo jornal web Awùre – http://www.awure.jor.br – veículo que aglutina os momentos mais importantes da cultura e religiosidade afro-brasileira.

Related posts

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *