Breaking News

Festa de Iyemanjá acontece neste domingo na Região

São Vicente e Praia Grande celebram o dia da entidade guardiã dos mares

LUCAS OLIVAN – COLABORADOR

13/02/2016 – 17:34 – Atualizado em 13/02/2016 – 18:32

 

 

Diversos eventos em comemoração à Iyemanjá estão programados
Diversos eventos em comemoração à Iyemanjá
estão programados

A tradicional Festa de Iyemanjá chega à região neste final de semana. As homenagens à Rainha do Mar serão feitas em forma de eventos festivos pela Baixada Santista. No domingo, por exemplo, vai ter mais comemoração em São Vicente. A popular festividade, promovida pela Associação Religiosa Asé Oxumare e Associação Religiosa do Candomblé do Estado de São Paulo (Arcesp), vai trazer à Cidade toda a cultura e tradição da Rainha do Mar.
A programação começa às 13 horas, com a lavagem da escadaria da Igreja São Vicente Mártir (Praça João Pessoa, s/nº, Centro). Depois, às 14 horas, haverá um ato religioso no Parque Vila de São Vicente, que fica na mesma praça. Por fim, às 15 horas, acontece a procissão entre a Praça Tom Jobim e o Píer do Gonzaguinha. Ao final do evento acontece a entrega dos presentes ao orixá.

No mesmo dia, em Praia Grande, também haverá celebração com movimento cultural e conscientização ambiental. Segundo Gladston Bispo, presidente da Federação Nacional da Religião Orixá, a data de comemorar Iyemanjá é no dia 2 de fevereiro, mas, se esse dia cai durante a semana, é transferido.
“Tentamos passar para o dia 9, mas caía no Carnaval. Não misturamos o sagrado com o profano.

Então, chegamos ao acordo de fazer no domingo, 14. Assim, todos podem participar”.
Ele conta que, a partir das 17 horas, líderes religiosos e políticos falarão sobre a conscientização da natureza. Pela noite, será feita a tradicional entrega de presentes ao orixá, apenas com materiais que não agridam o meio ambiente. Em seguida, os líderes religiosos serão convidados à Associação Religiosa Asé Oxumare. “Lá, acontecerá a confraternização e término do culto religioso”.

Em Santos, no entanto, a data festiva foi adiada por mais alguns dias. A procissão de Iyemanjá acontecerá no dia 28, na Ponta da Praia, próximo ao Aquário. As atividades começam com apresentação artística, às 14 horas. Depois disso, tem a chegada do presidente de Iyemanjá, às 15 horas. Em seguida, às 16 horas, acontece a procissão terrestre e, às 17 horas, procissão marítima.

 

 

 

Extraído do site do Jornal A Tribuna / Santos – SP
http://www.atribuna.com.br/noticias/noticias-detalhe/cidades/festa-de-iemanja-acontece-neste-domingo-na-regiao/?cHash=c47a5e4e066b2d484290df69bab94a67