Breaking News

Festa de Iyemanjá acontece neste domingo na Região

São Vicente e Praia Grande celebram o dia da entidade guardiã dos mares

LUCAS OLIVAN – COLABORADOR

13/02/2016 – 17:34 – Atualizado em 13/02/2016 – 18:32

 

 

Diversos eventos em comemoração à Iyemanjá estão programados
Diversos eventos em comemoração à Iyemanjá
estão programados

A tradicional Festa de Iyemanjá chega à região neste final de semana. As homenagens à Rainha do Mar serão feitas em forma de eventos festivos pela Baixada Santista. No domingo, por exemplo, vai ter mais comemoração em São Vicente. A popular festividade, promovida pela Associação Religiosa Asé Oxumare e Associação Religiosa do Candomblé do Estado de São Paulo (Arcesp), vai trazer à Cidade toda a cultura e tradição da Rainha do Mar.
A programação começa às 13 horas, com a lavagem da escadaria da Igreja São Vicente Mártir (Praça João Pessoa, s/nº, Centro). Depois, às 14 horas, haverá um ato religioso no Parque Vila de São Vicente, que fica na mesma praça. Por fim, às 15 horas, acontece a procissão entre a Praça Tom Jobim e o Píer do Gonzaguinha. Ao final do evento acontece a entrega dos presentes ao orixá.

No mesmo dia, em Praia Grande, também haverá celebração com movimento cultural e conscientização ambiental. Segundo Gladston Bispo, presidente da Federação Nacional da Religião Orixá, a data de comemorar Iyemanjá é no dia 2 de fevereiro, mas, se esse dia cai durante a semana, é transferido.
“Tentamos passar para o dia 9, mas caía no Carnaval. Não misturamos o sagrado com o profano.

Então, chegamos ao acordo de fazer no domingo, 14. Assim, todos podem participar”.
Ele conta que, a partir das 17 horas, líderes religiosos e políticos falarão sobre a conscientização da natureza. Pela noite, será feita a tradicional entrega de presentes ao orixá, apenas com materiais que não agridam o meio ambiente. Em seguida, os líderes religiosos serão convidados à Associação Religiosa Asé Oxumare. “Lá, acontecerá a confraternização e término do culto religioso”.

Em Santos, no entanto, a data festiva foi adiada por mais alguns dias. A procissão de Iyemanjá acontecerá no dia 28, na Ponta da Praia, próximo ao Aquário. As atividades começam com apresentação artística, às 14 horas. Depois disso, tem a chegada do presidente de Iyemanjá, às 15 horas. Em seguida, às 16 horas, acontece a procissão terrestre e, às 17 horas, procissão marítima.

 

 

 

Extraído do site do Jornal A Tribuna / Santos – SP
http://www.atribuna.com.br/noticias/noticias-detalhe/cidades/festa-de-iemanja-acontece-neste-domingo-na-regiao/?cHash=c47a5e4e066b2d484290df69bab94a67

About The Author

Sérgio Carvalho se iniciou na Umbanda, pelo Babalorixá Arnaldo de Omulu (in memorian), na T.E.Nanã Buruquê, realizando sua camarinha em dezembro de 1995. Em 2001, se iniciou no Candomblé pelas mãos do Babalorixá Jô d´Osogiyan, no Asé Omin Oiyn Ilè, sendo neto de Iyá Nitinha d´Osun (in memorian), do Asé Engenho Velho - Miguel Couto - RJ. Militante em prol da defesa da religião afro-brasileira, ingressou nas fileiras do extinto IPELCY (Instituto de Pesquisas e Estudo da Língua e Cultura Yorubá), dirigido por Jairo d´Osogiyan. Exerce o cargo de Diretor de Cultura e Comunicação da ANMA - Associação Nacional de Mídia Afro. É proprietário da agência Marfim Assessoria & Eventos. Faz parte da equipe de duas das maiores premiações do jornalismo brasileiro, o Embratel e o Petrobras. É editor responsável pelo jornal web Awùre – http://www.awure.jor.br – veículo que aglutina os momentos mais importantes da cultura e religiosidade afro-brasileira.

Related posts

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *