Breaking News

Festival gastronômico valoriza cultura Afro Brasileira em Juiz de Fora

Público têm até o dia 15 de março para experimentar os pratos do JF Sabor.
Evento terá cinco etapas durante o ano todo.

Do G1 Zona da Mata | 04/03/2015 11h52 – Atualizado em 04/03/2015 11h52

 

 

Culinária Afro Brasileira será homenageada (Foto: JF Sabor/Divulgação)
Culinária Afro Brasileira será homenageada
(Foto: JF Sabor/Divulgação)

Começa nesta quinta-feira (5) o JF Sabor de 2015. A partir de agora, o evento irá homenagear a cada ano as culinárias que contribuíram com a gastronomia da cidade. A primeira delas será a Afro brasileira, na categoria petiscos. O público tem até o dia 15 de março para ir até as casas participantes experimentar os pratos inscritos e avaliá-los.

A partir de agora, o evento também terá cinco etapas. Além deste primeiro momento dos petiscos haverá uma disputa na categoria pizzas e massas entre os dias 25 de junho e 5 de julho; lanches e sanduíches entre os dias 13 e 23 de agosto; e pratos e sobremesas entre os dias 1º e 18 de outubro. Haverá ainda a festa de encerramento, no dia 4 de novembro, mas esta não será aberta ao público. O objetivo deste novo formato é ampliar o faturamento que o festival alcançava em apenas um único período para todo o ano e também gerar mais visibilidade para os envolvidos.

 

Paralelarmente ao evento acontecerá o Deguste JF, que irá oferecer mini-porções dos pratos inscritos a preços populares. Mas as edições ainda não têm data definida, apenas os locais.

O Deguste JF da categoria petiscos será no Bairro Alto dos Passos, nas ruas Barão de Aquino, Machado Sobrinho, Zeli Laje, Dom Viçoso e Praça 31 de Março. Já os das categorias Pizzas e Massas e Lanches e Sanduíches será na Praça Jarbas de Lery Santos. O último, da categoria Pratos e Sobremesas, será na Praça Presidente Médici, no Bairro Bom Pastor.

Nos próximos anos serão homenageadas as culinárias Germânica, Italiana, Portuguesa e Síria e Libanesa.

Confira as casas participantes:
Assunta Forneria
Bar e Restaurante Lacet
Bar Procopão
Buffalo Wings
Cantagalo
Churrasqueira Alto dos Passos
Churrasqueira São Mateus
Das Haus Comedoria
Esparta
Espeto e Cia
Mercearia Gastrô Alto dos Passos
Mercearia Gatrô Centro
Poleiro do Galo
Sappore Pizzaria São Mateus
Sappore Pizzaria Alto dos Passos
Timboo
Vaporetto Express

 

Extraído do portal de notícias G1/Juiz de Fora-MG
http://g1.globo.com/mg/zona-da-mata/noticia/2015/03/festival-gastronomico-valoriza-cultura-afro-brasileira-em-juiz-de-fora.html

 

About The Author

Sérgio Carvalho se iniciou na Umbanda, pelo Babalorixá Arnaldo de Omulu (in memorian), na T.E.Nanã Buruquê, realizando sua camarinha em dezembro de 1995. Em 2001, se iniciou no Candomblé pelas mãos do Babalorixá Jô d´Osogiyan, no Asé Omin Oiyn Ilè, sendo neto de Iyá Nitinha d´Osun (in memorian), do Asé Engenho Velho - Miguel Couto - RJ. Militante em prol da defesa da religião afro-brasileira, ingressou nas fileiras do extinto IPELCY (Instituto de Pesquisas e Estudo da Língua e Cultura Yorubá), dirigido por Jairo d´Osogiyan. Exerce o cargo de Diretor de Cultura e Comunicação da ANMA - Associação Nacional de Mídia Afro. É proprietário da agência Marfim Assessoria & Eventos. Faz parte da equipe de duas das maiores premiações do jornalismo brasileiro, o Embratel e o Petrobras. É editor responsável pelo jornal web Awùre – http://www.awure.jor.br – veículo que aglutina os momentos mais importantes da cultura e religiosidade afro-brasileira.

Related posts

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *