Breaking News

Filme relembra 30 anos do ritual de lavagem das escadarias da Catedral

Apresentação gratuita ocorre no sábado na Estação Cultura, em Campinas.
Documentário é homenagem ao evento que é símbolo do candomblé.

Do G1 Campinas e Região | 03/04/2015 18h56 – Atualizado em 03/04/2015 18h56

 

 

A Estação Cultura recebe vídeo sobre a lavagem das escadarias (Foto: Carlos Bassan / PMC)
A Estação Cultura recebe vídeo sobre a lavagem
das escadarias (Foto: Carlos Bassan / PMC)

A Estação Cultura de Campinas (SP) sedia exibição, neste sábado (4), de um documentário sobre os 30 anos da lavagem das escadarias da Catedral Metropolitana, evento que é símbolo do candomblé. Após a apresentação, que é gratuita, os participantes poderão acompanhar a lavagem deste ano.

 

O vídeo, produzido pelo Museu da Imagem e do Som (MIS), contém imagens das três décadas do evento e revela memórias das duas principais idealizadoras, a Mãe Dango e Mãe Corajacy. O documentário é uma comemoração aos 30 anos do ritual, completados este ano.

 

 

Serviço
O quê: exibição de vídeo sobre lavagem da escadaria da Catedral
Quando: sábado, dia 4, às 9h
Onde: saguão da Estação Cultura “Prefeito Antonio da Costa Santos”
Onde: Praça Marechal Floriano Peixoto, s/n, Centro.
Entrada: gratuita

foto-1---escadarias

Extraído do Portal de Notícias G1 / Campinas – SP
http://g1.globo.com/sp/campinas-regiao/noticia/2015/04/filme-relembra-30-anos-do-ritual-de-lavagem-das-escadarias-da-catedral.html

About The Author

Sérgio Carvalho se iniciou na Umbanda, pelo Babalorixá Arnaldo de Omulu (in memorian), na T.E.Nanã Buruquê, realizando sua camarinha em dezembro de 1995. Em 2001, se iniciou no Candomblé pelas mãos do Babalorixá Jô d´Osogiyan, no Asé Omin Oiyn Ilè, sendo neto de Iyá Nitinha d´Osun (in memorian), do Asé Engenho Velho - Miguel Couto - RJ. Militante em prol da defesa da religião afro-brasileira, ingressou nas fileiras do extinto IPELCY (Instituto de Pesquisas e Estudo da Língua e Cultura Yorubá), dirigido por Jairo d´Osogiyan. Exerce o cargo de Diretor de Cultura e Comunicação da ANMA - Associação Nacional de Mídia Afro. É proprietário da agência Marfim Assessoria & Eventos. Faz parte da equipe de duas das maiores premiações do jornalismo brasileiro, o Embratel e o Petrobras. É editor responsável pelo jornal web Awùre – http://www.awure.jor.br – veículo que aglutina os momentos mais importantes da cultura e religiosidade afro-brasileira.

Related posts

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *