Breaking News

Firmino condena ataques aos terreiros e lança campanha contra intolerância

 

11/07/17, 13:10

Fotos: Wilson Filho

O prefeito de Teresina, Firmino Filho (PSDB), realizou no fim da manhã desta terça-feira (11), o lançamento do I Festival de Tambozeiro de Teresina, no Parque Lagoas do Norte. Na oportunidade, o chefe do executivo municipal condenou os recentes ataques sofridos por terreiros de umbanda na capital.

 “Teresina é uma cidade que tem que respeitar as diferenças. Esse evento é um grito de necessidade por respeito. Temos que reconhecer no outro o direito de se expressar”, declarou Firmino.

O primeiro Festival de Tambozeiro tem como objetivo resgatar e valorizar as culturas de religiões de matrizes africanas. 

“O desejo da prefeitura é manter uma parceria com a comunidade realizando eventos e ações que paguem uma dívida histórica com o povo negro de Teresina”, disse o prefeito.

O pai Rondinele de Oxum, coordenador do Festival, conta que o concurso vai premiar o melhor toque de tambor. Serão apreciados os toques dos ritmos que tocam nos terreiros. O ganhador do Festival vai participar do Tambor de Ouro, que ocorre no Rio de Janeiro (RJ). 
Ele disse ainda que os recentes ataques nos terreiros, com a quebra de imagens, por exemplo, foram motivados pela intolerância religiosa. 

“Essa intolerância é grave e precisamos dar um basta. As religiões de matrizes africanas comungam com a paz. Ninguém precisa nos aceitar, e sim nos respeitar”, defende o pai Rondinele. 

Durante o lançamento do Festival, os integrantes dos mais de 480 terreiros de Teresina lançaram a campanha “Liberdade Religiosa: eu tenho fé”, que vai espalhar outdoors na cidade a partir de agosto contra a intolerância religiosa. 

Festival Tambozeiro 

O Festival irá ocorrer nos dias 29 e 30 de julho, e 05 e 06 de agosto. A inscrição gratuita é gratuita. O presidente da Fundação Monsenhor Chaves, Luís Carlos Martins, disse que o evento poderá ser inserido no calendário cultural de Teresina.  A divulgação dos vencedores será no dia 19 de agosto, durante a 5ª edição do Cultura Negra Estaiada na Ponte.
 
A premiação será para os três primeiros colocados. O primeiro lugar irá receber R$ 3.000, o segundo lugar R$ 2.000 e o terceiro lugar recebe um kit de atabaques.

 

Flash Izabella Pimentel 
Da Redação Carlienne Carpaso
redacao@cidadeverde.com

 

Extraído do canal de notícias Cidade Verde.com / Teresina – PI
http://cidadeverde.com/noticias/251661/firmino-condena-ataques-aos-terreiros-e-lanca-campanha-contra-intolerancia

About The Author

Sérgio Carvalho se iniciou na Umbanda, pelo Babalorixá Arnaldo de Omulu (in memorian), na T.E.Nanã Buruquê, realizando sua camarinha em dezembro de 1995. Em 2001, se iniciou no Candomblé pelas mãos do Babalorixá Jô d´Osogiyan, no Asé Omin Oiyn Ilè, sendo neto de Iyá Nitinha d´Osun (in memorian), do Asé Engenho Velho - Miguel Couto - RJ. Militante em prol da defesa da religião afro-brasileira, ingressou nas fileiras do extinto IPELCY (Instituto de Pesquisas e Estudo da Língua e Cultura Yorubá), dirigido por Jairo d´Osogiyan. Exerce o cargo de Diretor de Cultura e Comunicação da ANMA - Associação Nacional de Mídia Afro. É proprietário da agência Marfim Assessoria & Eventos. Faz parte da equipe de duas das maiores premiações do jornalismo brasileiro, o Embratel e o Petrobras. É editor responsável pelo jornal web Awùre – http://www.awure.jor.br – veículo que aglutina os momentos mais importantes da cultura e religiosidade afro-brasileira.

Related posts

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *