Breaking News

Fontes e especialistas sobre afrodescendentes: educação, direitos humanos, empregos, pesquisas, ações afirmativas, cultura, antropologia…

 

 9 de maio de 2017 Ray Santos

A Afrobras é uma organização não governamental com 20 anos de atuação, que reúne intelectuais, autoridades, personalidades, negras ou não, e tem por finalidade trabalhar pela inserção socioeconômica, cultural e educacional dos jovens negros brasileiros. Em âmbito nacional, realiza atividades de informação, formação, capacitação, qualificação e ações afirmativas para inserção e visibilidade do negro brasileiro.

Caso precise de um especialista para sua pauta, a Afrobras pode contribuir nestas áreas com informações, indicações de personagens e profissionais envolvidos com os projetos a seguir.

Dr. José Vicente – advogado, sociólogo, mestre em Administração, doutor em Educação, reitor da Faculdade Zumbi dos Palmares, ativista dos direitos afrodescendentes há décadas, é precursor do sistema de cotas para negros ao encabeçar nos anos 90 um grupo de pessoas que coordenavam bolsas junto a universidades particulares. É membro fundador e titular do movimento Todos Pela Educação e de diversas entidades civis e públicas.

Faculdade Zumbi dos Palmares – Inaugurada em 20 de novembro de 2003, é a primeira faculdade idealizada por negros da América Latina, tendo como foco a cultura, a história e os valores da negritude (90 % dos alunos são negros auto declarados). Também é a primeira instituição comunitária brasileira que traz na matriz de todos os seus cursos o compromisso da implantação da lei 10.639/2003, que institui o ensino de História da África e Afro-brasileira em todos os níveis. Isso garante que os alunos dos diversos cursos tenham a consciência do seu protagonismo na história.

Observatório do Negro – é o primeiro banco de dados sobre as realizações da população afrodescendente em diversas áreas produtivas e sociais do Brasil. O núcleo realiza pesquisas sobre os resultados efetivos das políticas públicas para a população negra, que permite identificar problemas e avanços em cada segmento de estudo. O Observatório da População Negra é uma iniciativa conjunta da Faculdade Zumbi dos Palmares e duas Secretarias da Presidência da República, a Secretaria de Assuntos Estratégicos (SAE) e a Secretaria Políticas de Promoção da Igualdade Racial (SEPPIR) que produz pesquisas e análises estatísticas raciais e de gênero.

Iniciativa Empresarial Pela Igualdade – O Projeto iniciativa Empresarial pela Igualdade é uma plataforma de articulação desenvolvida e liderada pela ONG Afrobras e pela Faculdade Zumbi dos Palmares, em parceria com a iniciativa privada (Universia, Magazine Luiza, Microsoft, Itaú, Bradesco, entre outras) para abordar de forma ampla o tema da diversidade étnico-racial no mercado de trabalho. O lançamento de um portal de empregos para afrodescendentes é o resultado direto destes esforços. O www.iniciativaempresarial.trabalhando.com reúne o currículo de estudantes e oferece vagas de empresas de todo o País. O projeto conta ainda com um pacto dos 10 Compromissos da Empresa com a Promoção da Igualdade, para que as empresas possam estabelecer metas e cronogramas dentro de um plano de ação geral ou específico para cada item. http://portal.trt15.jus.br/documents/10157/2387990/adesao-iniciativa.pdf/b42d59a8-f40b-4956-a608-ce409947edc4

Flinksampa – Festa Internacional do conhecimento, literatura e cultura negra, tem como objetivo dar mais visibilidade à literatura afro. Um mega evento que propõe visão e mudança na história da literatura do negro, brasileiro e estrangeiro. Em parceria com o Memorial da América Latina, toda a área da Praça Cívica é ocupada por estandes de patrocinadores e parceiros que trabalham com a temática negra, levando ainda comércio, cultura e lazer.

Black Fair – O novo projeto da Afrobras tem o objetivo de criar sinergia entre os afroempreendedores latino americanos, promovendo iniciativas de compartilhamento do conhecimento de gestão, inovação, troca de estudos de tendências do crescimento e valorização do potencial econômico do negro. A Black Fair será um espaço de discussão e implementação de parcerias entre a iniciativa privada, pública, universidades e órgãos de fomento de empreendedorismo e inovação. A iniciativa contempla ainda o registro da evolução e impacto do empreendedorismo negro nos países latinos.

Troféu Raça Negra –em comemoração ao Dia Nacional da Consciência Negra, personalidades e autoridades negras e não negras, nacionais e internacionais, são premiadas por exaltar, enaltecer e divulgar o valor das iniciativas, ações, gestos, posturas, atitudes, trajetórias e realizações que tenham contribuído para aprofundamento e ampliação da valorização da raça negra.

Corrida Pela Igualdade – com a proposta de movimentar o dia oficial da Consciência Negra com atividades físicas que têm maior apelo popular em número de pessoas e estimular a melhoria do condicionamento físico, a corrida é também uma reflexão sobre a comemoração desta data. O percurso de 9 quilômetros se destaca pelos pontos marcantes paulistanos como Praça da Sé, Pátio do Colégio, Largo São Bento, Viaduto Santa Ifigênia, Avenida Ipiranga, Praça da República, Edifício Itália, Biblioteca Mário de Andrade, Teatro Municipal, Viaduto do Chá e Largo São Francisco. Data: 20 de novembro.

Medalha do Mérito Cívico Afro-Brasileiro – é realizada no contexto das reflexões sobre o significado do “13 de Maio”, quando a escravidão foi formalmente abolida no Brasil. Por este motivo, a Medalha do Mérito Cívico AfroBrasileiro possui a figura de Zumbi dos Palmares e o mapa da Diáspora Africana. O Conselho de honrarias da Afrobras realiza esta homenagem desde a sua fundação, em 1997, com a finalidade de agraciar pessoas e empresas que tenham contribuído direta ou indiretamente com os valores do respeito à diferença, tolerância e igualdade de oportunidades, contribuindo para a elevação moral, social e inserção socioeconômica, cultural e educacional dos negros paulistas e brasileiros. Acontece em 13 de maio.

Banco de talentos – www.afirmativo.org.br: é um movimento sem fins lucrativos de utilidade pública e filantrópica criado em parceria com a Universidade Zumbi dos Palmares e tem como objetivo principal a integração dos alunos e comunidade em ambiente favorável à discussão da diversidade social. Com foco no programa de estágio o AFIRMATIVO.ORG prepara e capacita os jovens para o trabalho por meio de sua plataforma online promovendo cursos profissionalizantes a distância e presenciais em parceria com o CIEE.

Programa Negros em Foco – no ar desde 2003 pelo canal 9 da NET, TV Aberta. A atração é apresentada por jornalistas afro-brasileiros e discute temas que interessam a sociedade brasileira como economia, cultura, educação, mercado de trabalho, saúde, política etc.

Revista Afirmativa Plural – uma das poucas revistas no país a discutir o universo afro-brasileiro em toda sua diversidade. É uma publicação semestral com abordagem nos principais temas de interesse da comunidade afro-brasileira.

Portal afrobrasileiros.net.br – tem a missão é informar, entreter, promover e elevar a autoestima do negro brasileiro. Com matérias de política, finanças, negócios, esportes, entretenimento, mundo feminino, moda, comportamento saúde e histórias de sucesso.

Assessoria de Imprensa

Engaje! Comunicação

Renata Lima: (11) 98346-2551

Renata.lima@engajecomunicacao.com

Adriana Rodrigues: (11) 99105-0509

adriana.rodrigues@engajecomunicacao.com

 

Extraído do site do Jornal Dia a Dia / Três Lagoas – MS
http://jornaldiadia.com.br/2016/?p=283267

About The Author

Sérgio Carvalho se iniciou na Umbanda, pelo Babalorixá Arnaldo de Omulu (in memorian), na T.E.Nanã Buruquê, realizando sua camarinha em dezembro de 1995. Em 2001, se iniciou no Candomblé pelas mãos do Babalorixá Jô d´Osogiyan, no Asé Omin Oiyn Ilè, sendo neto de Iyá Nitinha d´Osun (in memorian), do Asé Engenho Velho - Miguel Couto - RJ. Militante em prol da defesa da religião afro-brasileira, ingressou nas fileiras do extinto IPELCY (Instituto de Pesquisas e Estudo da Língua e Cultura Yorubá), dirigido por Jairo d´Osogiyan. Exerce o cargo de Diretor de Cultura e Comunicação da ANMA - Associação Nacional de Mídia Afro. É proprietário da agência Marfim Assessoria & Eventos. Faz parte da equipe de duas das maiores premiações do jornalismo brasileiro, o Embratel e o Petrobras. É editor responsável pelo jornal web Awùre – http://www.awure.jor.br – veículo que aglutina os momentos mais importantes da cultura e religiosidade afro-brasileira.

Related posts

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *