Breaking News

Fundação Palmares comemora 29 anos com eventos especiais

Cultural afro-brasileira

Programação inclui seminários e encontro de cineastas e produtoras negras

Publicado: 22/08/2017 17h06Última modificação: 22/08/2017 17h06

Arquivo/Fundação Palmares
Fundação trabalha para valorizar o patrimônio cultural afro-brasileiro

A Fundação Cultural Palmares celebra 29 anos nesta terça-feira (22). Além de desenvolver políticas públicas para valorizar o patrimônio cultural afro-brasileiro, a instituição age como interlocutora dessa população com o governo. 

Apesar das vitórias, a Palmares sabe que muito ainda tem de ser feito para erradicar o racismo, o preconceito e a intolerância no Brasil. Várias ações são realizadas ao longo da semana para lembrar a data e combater o racismo.  

Nesta terça-feira (22), por exemplo, foi realizado o seminário Estado, Racismo e Violências, no Instituto de Biologia da Universidade de Brasília (UnB). O evento contará com a presença de representantes do Ministério da Educação (MEC), de alunos e de universidades que implantaram o sistema de cotas, além de especialistas sobre o tema.

Na quarta-feira (23), será realizado o encontro Literatura Negra Contemporânea – Mesa de Debate com Escritores e Escritoras, no Beijódromo, no ICC Sul, na UnB. Na quinta-feira (24), será a vez do seminário Muitos Caminhos – Um Único Encontro, com a presença de diversos líderes religiosos. A ideia é mostrar que, independentemente das convicções religiosas, é possível a convivência pacífica e o respeito à diversidade.

A programação inclui ainda o I Encontro de Cineastas e Produtoras Negras, que homenageia Adélia Sampaio, primeira cineasta negra brasileira. A mostra competitiva do Encontro será na terça (22), quarta (23) e quinta (24). Os vencedores serão conhecidos na sexta (25). A programação e os horários/locais das sessões dos filmes pode ser conferida neste link.

Fonte: Portal Brasil, com informações do Ministério da Cultura

 

Extraído do Portal Brasil / Brasília – DF
http://www.brasil.gov.br/cultura/2017/08/fundacao-palmares-comemora-29-anos-com-eventos-especiais

About The Author

Sérgio Carvalho se iniciou na Umbanda, pelo Babalorixá Arnaldo de Omulu (in memorian), na T.E.Nanã Buruquê, realizando sua camarinha em dezembro de 1995. Em 2001, se iniciou no Candomblé pelas mãos do Babalorixá Jô d´Osogiyan, no Asé Omin Oiyn Ilè, sendo neto de Iyá Nitinha d´Osun (in memorian), do Asé Engenho Velho - Miguel Couto - RJ. Militante em prol da defesa da religião afro-brasileira, ingressou nas fileiras do extinto IPELCY (Instituto de Pesquisas e Estudo da Língua e Cultura Yorubá), dirigido por Jairo d´Osogiyan. Exerce o cargo de Diretor de Cultura e Comunicação da ANMA - Associação Nacional de Mídia Afro. É proprietário da agência Marfim Assessoria & Eventos. Faz parte da equipe de duas das maiores premiações do jornalismo brasileiro, o Embratel e o Petrobras. É editor responsável pelo jornal web Awùre – http://www.awure.jor.br – veículo que aglutina os momentos mais importantes da cultura e religiosidade afro-brasileira.

Related posts

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *