Breaking News

Fundação Palmares fortalece parcerias em prol da cultura afro-brasileira

 

sexta-feira, 10 / fevereiro / 2017 by Ascom

Reunião com o prefeito de União de Palmares

Na manhã desta última quarta-feira (08), o presidente da Fundação Cultural Palmares, Erivaldo Oliveira, esteve em reunião com o ministro Helder Barbalho no Ministério da Integração Nacional. O objetivo da reunião foi tratar sobre a execução do Programa Água para Todos nas comunidades remanescentes de quilombo.

O programa tem por meta promover a universalização do acesso à água em comunidades rurais com acesso precário à água, que sejam atendidas por sistemas deficitários ou que sejam atendidas apenas por abastecimento difuso. Visa-se fornecer água de qualidade para que o desenvolvimento humano, a segurança alimentar e nutricional de famílias em situação de vulnerabilidade social sejam garantidos. O deputado federal Lúcio Vieira Lima participou da reunião contribuindo com o planejamento e reafirmando a importância dessa parceria para que as comunidades alcancem sustentabilidade.

Hoje, quinta-feira, a presidência da Fundação Palmares juntamente com os seus coordenadores e diretores receberam

Visita de Jô Santana à Fundação Palmares

no gabinete o prefeito de União de Palmares, Dr. Areski Freitas, a primeira-dama do município e Filipe Almeida, secretário da Secretaria Municipal de Saúde.

A Serra da Barriga, onde hoje se encontra o Parque Memorial Quilombo dos Palmares, fica a nove quilômetros do município de União. Foram discutidas estratégias

para fortalecer o turismo-étnico na região.  A importância de fortalecer parcerias, promover intercâmbios e estimular a produção e disseminação do conhecimento da cultura e histórias locais nortearam a conversa.

Jô Santana, o ator e produtor do musical Cartola – O Mundo é um Moinho, compareceu nesta manhã à sede da Fundação para uma visita cortesia. O musical, que foi apoiado pelo Ministério da Cultura,  retrata a vida e obra do Angenor de Oliveira cantor negro, compositor, poeta e violonista brasileiro. O elenco conta com 15 atores, 10 músicos e um total aproximado de 100 profissionais diretamente envolvidos.

 

 

 

Extraído do portal da Fundação Palmares / Brasília – DF
http://www.palmares.gov.br/?p=44571

About The Author

Sérgio Carvalho se iniciou na Umbanda, pelo Babalorixá Arnaldo de Omulu (in memorian), na T.E.Nanã Buruquê, realizando sua camarinha em dezembro de 1995. Em 2001, se iniciou no Candomblé pelas mãos do Babalorixá Jô d´Osogiyan, no Asé Omin Oiyn Ilè, sendo neto de Iyá Nitinha d´Osun (in memorian), do Asé Engenho Velho - Miguel Couto - RJ. Militante em prol da defesa da religião afro-brasileira, ingressou nas fileiras do extinto IPELCY (Instituto de Pesquisas e Estudo da Língua e Cultura Yorubá), dirigido por Jairo d´Osogiyan. Exerce o cargo de Diretor de Cultura e Comunicação da ANMA - Associação Nacional de Mídia Afro. É proprietário da agência Marfim Assessoria & Eventos. Faz parte da equipe de duas das maiores premiações do jornalismo brasileiro, o Embratel e o Petrobras. É editor responsável pelo jornal web Awùre – http://www.awure.jor.br – veículo que aglutina os momentos mais importantes da cultura e religiosidade afro-brasileira.

Related posts

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *