Fundação Palmares nomeia representante no Rio de Janeiro.

O presidente da Fundação Cultural Palmares (FCP), Hilton Cobra, nomeou Neia Daniel de Alcântara como representante da instituição no Rio de Janeiro, substituindo Rodrigo Nascimento dos Santos. A nomeação foi publicada no Diário Oficial da União de terça-feira (3).

Pesquisadora de Cultura Afro-brasileira, Neia Daniel de Alcântara é também produtora cultural, professora e assistente social. Pré-julgadora do II Prêmio Nacional de Expressões Culturais Afro-brasileiras realizado pelo Centro de Apoio ao Desenvolvimento Osvaldo dos Santos Neves, Fundação Cultural Palmares e Petrobras (2012), julgou ainda, na categoria artes visuais, a primeira edição da premiação, em 2010.

Foi gestora do Centro Cultural Municipal José Bonifácio, da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro (2009), assessora de Assuntos Afro-brasileiros da Secretaria de Estado de Cultura do Estado do Rio de Janeiro (2003 – 2008) e diretora da Divisão de Ação Cultural, do Departamento de Apoio à Cidadania, da Secretaria Extraordinária de Defesa e Promoção das Populações Afro-Brasileiras (SEAFRO) do Governo do Estado do Rio de Janeiro.

Se destacou como curadora de exposições como: África – Berço da Humanidade, Centro Cultural AMABRASILFilhas da África – Mês da Mulher Negra da América Latina e do CaribePaquetá e Cabo-Verde – Unidas Pelo AtlânticoDias de Zumbi – Exposição Reencontro com a África – Módulos: Senegal e Guiné-BissauGuiné-Bissau – Essa Terra é NossaUm Mosaico Cultural Chamado Praça Onze;Gilberto Gil –Todo Olhar, Todo Ouvido, Todo CoraçãoJoão Cândido – O Mestre-Sala dos Mares.

A nova representante da FCP carioca também traz experiência na curadoria dos projetos 308 Anos Sou ZumbiFórum Criminal Racismo é Crime! Aplicabilidade da Lei PenalKilunge – Feira do Livro e da Arte Afro—BrasileiraZumbi Rio – 300 AnosNossas Yabás.

Teve participação em palestras como: O Renascimento Africano e a Globalização, promovida pelo Consulado Geral da França; A Importância de Zumbi dos Palmares na História do Brasil, na NationalUrbanCoalition – Washington DC, USA, 1995. Foi autora da publicação Memória da Negritude – Calendário Brasileiro da Africanidade, Fundação Cultural Palmares, 1995, e organizou a publicação Rio Zumbi 2007 – Em Revista.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *