Breaking News

Fundação Palmares promove debate sobre intolerância religiosa

 

palmares-terreiro-web-660x30155908
Fundação Palmares promove debate sobre intolerância religiosa

 

A Fundação Cultural Palmares, por meio da Representação Regional para Bahia e Sergipe, vai promover um debate sobre as realidade das comunidades religiosas de matriz africana de Salvador/BA por meio do projeto Palmares.Doc no Terreiro.
A atividade acontece neste domingo (9), no Terreiro Ilê Axé Omeleji e faz parte da programação em homenagem aos 14 anos de iniciação do Babalorixá Erivaldo da Conceição de Ogum (Odú Iká).

Durante o evento, será exibido o documentário Povo de Santo, de Manoel Passos e Wilson Militão. Em seguida acontece um debate sobre questões como intolerância religiosa, preconceito e direitos para comunidades religiosas afro-brasileiras. Para dar continuidade à proposta, a FCP planeja visitar outras comunidades tradicionais de Terreiro ao longo de 2014.

De acordo com Fábio Santana, representante da Fundação Palmares no estado, o projeto surgiu da demanda dos povos de Terreiro. “Era necessário um espaço que garantisse o diálogo entre a FCP e as comunidades de Terreiro. O projeto vai proporcionar debates sobre intolerância religiosa, discriminação e como essas pessoas lidam com os preconceitos”, disse.

Ilê Axé Omeleji

Situado no bairro do Alto do Cabrito em Salvador-BA, o Terreiro é uma instituição da Cultura Afro Brasileira que desenvolve ações culturais e educativas dentro da comunidade. Com o objetivo de homenagear o Babalorixá Erivaldo da Conceição de Ogum (Odú Iká) por seus 14 anos de iniciação, o Terreiro organizou uma programação especial que terá início às 8h com um café da manhã.

Entre as demais atividades do domingo estão programadas a performance do grupo Vozes do Engenho, almoço e roda de capoeira. A comemoração será encerrada com uma alvorada de fogos seguida de missa ecumênica.

Serviço

O quê: Primeira edição do projeto Palmares no Terreiro e homenagem ao Babalorixá Erivaldo da Conceição de Ogum (Odú Iká)
Quando: 9 de fevereiro de 2014
Onde: Ilê Axé Omeleji, Rua B, Qd 11, Casa 15. Loteamento Bela Vista do Lobato. Alto Cabrito, Salvador – Bahia
Horário: 8h às 18h
Informações: (71) 3239 2933 / 8817 4602

Fonte: Fundação Cultural Palmares

9 DE FEVEREIRO DE 2014 – 5H29

Extraído do Portal Vermelho.org

http://www.vermelho.org.br/noticia.php?id_secao=11&id_noticia=235430

About The Author

Sérgio Carvalho se iniciou na Umbanda, pelo Babalorixá Arnaldo de Omulu (in memorian), na T.E.Nanã Buruquê, realizando sua camarinha em dezembro de 1995. Em 2001, se iniciou no Candomblé pelas mãos do Babalorixá Jô d´Osogiyan, no Asé Omin Oiyn Ilè, sendo neto de Iyá Nitinha d´Osun (in memorian), do Asé Engenho Velho - Miguel Couto - RJ. Militante em prol da defesa da religião afro-brasileira, ingressou nas fileiras do extinto IPELCY (Instituto de Pesquisas e Estudo da Língua e Cultura Yorubá), dirigido por Jairo d´Osogiyan. Exerce o cargo de Diretor de Cultura e Comunicação da ANMA - Associação Nacional de Mídia Afro. É proprietário da agência Marfim Assessoria & Eventos. Faz parte da equipe de duas das maiores premiações do jornalismo brasileiro, o Embratel e o Petrobras. É editor responsável pelo jornal web Awùre – http://www.awure.jor.br – veículo que aglutina os momentos mais importantes da cultura e religiosidade afro-brasileira.

Related posts

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *