Breaking News

Governador se reúne com lideranças religiosas

Priscila Machado | Qui, 09/07/2015 às 07:42

 

 

 

Eduardo Martins | Ag. A TARDE Rui Costa anunciou que próximo encontro será com grupos culturais
Eduardo Martins | Ag. A TARDE
Rui Costa anunciou que próximo encontro será com grupos culturais

O governador Rui Costa sugeriu nesta quarta-feira, 8, que as pastas da Educação, Ressocialização e Desenvolvimento Social contem com a ajuda de diferentes lideranças religiosas para desenvolver programas para a juventude baiana.

A convite do governo, pela primeira vez, representantes do  espiritismo, candomblé, catolicismo, judaísmo e das igrejas  batista e presbiteriana  participaram de uma reunião  do  Pacto pela Vida, programa estadual cujo objetivo é reduzir  índices de violência com ações de prevenção social.

A proposta de Rui Costa é desenvolver três frentes de trabalho que contem com a integração das lideranças religiosas  nas escolas, Centrais de Penas e Medidas Alternativas (Ceapa) e em trabalhos comunitários. “Queremos que  concepções de vida e modos diferentes de enxergar o mundo sejam levados para dentro da escola, abrir o conhecimento das religiões. Além disso, fazer um trabalho com os presos e nas comunidades”, disse.

Ele previu que os trabalhos, sobretudo os  debates nas escolas, tenham início ainda neste semestre. O governador  ainda afirmou que pretende ampliar o número de Ceapas no estado, de 16 para 21.

Intolerância

Para o presidente da Associação Cultural de Preservação do Patrimônio Bantu (Acbantu), tata Raimundo Konmannanjy, este é o início de uma caminhada contra a intolerância religiosa. “Não é  suficiente, mas é uma iniciativa para que os jovens  conheçam religiões diversas e, com isso, aprendam a respeitar os diferentes”, opinou.

Para o secretário-geral do Centro Espírita Caminho da Redenção, João Neves da Rocha, a inclusão do debate religioso  pode ajudar a formar o caráter dos estudantes.
“Podemos levar para os meninos uma compreensão melhor da vida, do que é importante para o crescimento deles como pessoa  e dar proteção e afago, com esporte e educação integral”, acrescentou João da Rocha.

O  governador também disse durante o encontro que pretende  ampliar as ações sociais das Bases Comunitárias de Segurança. “Reconheço a carência do trabalho social nas Bases Comunitárias de Segurança, mas estou  empenhando-me para ampliar as ações, inclusive, com parcerias”, disse.

 

 

Extraído do site do Jornal A Tarde / Salvador – BA
http://atarde.uol.com.br/bahia/noticias/1695357-governador-se-reune-com-liderancas-religiosas

About The Author

Sérgio Carvalho se iniciou na Umbanda, pelo Babalorixá Arnaldo de Omulu (in memorian), na T.E.Nanã Buruquê, realizando sua camarinha em dezembro de 1995. Em 2001, se iniciou no Candomblé pelas mãos do Babalorixá Jô d´Osogiyan, no Asé Omin Oiyn Ilè, sendo neto de Iyá Nitinha d´Osun (in memorian), do Asé Engenho Velho - Miguel Couto - RJ. Militante em prol da defesa da religião afro-brasileira, ingressou nas fileiras do extinto IPELCY (Instituto de Pesquisas e Estudo da Língua e Cultura Yorubá), dirigido por Jairo d´Osogiyan. Exerce o cargo de Diretor de Cultura e Comunicação da ANMA - Associação Nacional de Mídia Afro. É proprietário da agência Marfim Assessoria & Eventos. Faz parte da equipe de duas das maiores premiações do jornalismo brasileiro, o Embratel e o Petrobras. É editor responsável pelo jornal web Awùre – http://www.awure.jor.br – veículo que aglutina os momentos mais importantes da cultura e religiosidade afro-brasileira.

Related posts

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *