Breaking News

Governador supera desgaste em 2017, mas não se reelege em 2018, prevê pai de santo

Pai Paulo T’Osumare diz que 2017, segundo o Candomblé, será regido por Xangô, personalidade que trata do amor e da justiça

Cintia Borges
Publicado 28/12/2016 10:40:00

 

Fotos: Ahmad Jarrah
Fotos: Ahmad Jarrah

A taxa de desemprego aumentou, o Produto Interno Bruto (PIB) caiu, greves de servidores estaduais, alunos e instituições; escândalos na política; desastres aéreos. Esses são alguns fatos que marcaram 2016. Mas e 2017? Podemos esperar um ano mais ameno e com mais oportunidades?

Circuito Mato Grosso recorreu ao babalorixá Pai Paulo T’Osumare, há 30 anos no Candomblé-, para saber o que os búzios e orixás preveem.
24O ano de 2017 será regido pela entidade Eli-Laxeborá,  que tem como referência o odu Xangô. Pai Paulo explica que, por isso, esse ano deve ter como lema o amor e a justiça. “É o ano de que quem deve, pagará. Quem merece, receberá. É o ano de Xangô”.

2017 ainda prevê boas novas. Xangô se relaciona com o número 6 e, assim, a partir de junho boas notícias deverão ser anunciadas. Contudo é preciso cautela antes do quinto mês. Pai Paulo explica que a população vai estar em uma “ressaca”.

“A partir do sexto mês as coisas começarão a se engrenar, se encaixar. Então é bom as pessoas não fazerem compromissos financeiros nesses primeiros meses, não gastar além da conta, porque ainda não estaremos seguros financeiramente. Agora, a partir do sexto mês nós teremos um desenrolar”, afirma.

As pessoas com problemas de hipertensão, e os sedentários devem ficar atentos e procurar tratamento. “Será um ano um pouco mais quente, e isso pode fazer com que essas pessoas possam parar no hospital”.

O babalorixá explica que 2017 aumentará o poder da conquista. “Não vou dizer que o amor está solto no ar. A verdade é que quando as pessoas se elegem bonitas, lindas ou agradáveis as coisas tendem a melhorar. Xangô flertou com várias orixás, então ele fala muito de amor, desejo e das pessoas estarem juntas”.

Reconstrução será a palavra para o novo ano e, para isso, é preciso positividade nas ações. As pessoas que muito reclamam que não têm oportunidade deverão tê-la. “Mas a oportunidade bate na sua porta, e se você não estiver atento, ela vai embora. Se você age de forma negativa, ela não irá bater na sua porta. Mas se você olhar com mais positivismo e respeito, as coisas vão melhorar. Xangô é a boa sorte, ele é justo com você”, explica o babalorixá.

O próximo ano ainda diz respeito ao “Poder da Massa”, o que pode vislumbrar novas greves e paralisações. De acordo com o Pai Paulo, quando a população se une para a conquista de direitos, ninguém consegue romper. “Será um ano de muita força das pessoas em querer o que é certo, justo e bom”.

23Pedro Taques supera desgaste, mas não se reelege

Pai Paulo já havia previsto em 2015, que o no ano de 2016 a presidente Dilma e o conjunto de apoiadores deveria cair. “Este ano foi um redemoinho. Sacudiu papéis, tirou pessoas. Quando falo da política, isso também pode ser trazido para nossa vida pessoal. Tudo aquilo que estava perdido sem rumo, Yansã agitou tudo para mostrar a verdade”.

Para o Pai Paulo, o governador Pedro Taques deve ter outra postura este ano e reverter o desgaste político com a população. “Mas não aposto em uma reeleição. Aposto que ele faça um bom governo, e deve apontar alguém para a eleição em 2018”, prevê.

A gestão da Capital, com o novo prefeito Emanuel Pinheiro deve ser analítica e ponderada. “Vai atravessar o ano de 2017 vendo todos os pontos, analisando cada um deles. Ele vai tentar ver onde estão as necessidades e o que pode ser feito. De acordo com o seu Odu de placenta, chamado Ofun Megi, ele tentará ser um bom pai para o coletivo, mas sem se comprometer com o que não pode fazer”.

VERMELHO E BRANCO

Cada um tem um ritual que dá sorte para a passagem do ano: sementes de uva e romã, pular com o pé direito, comer lentilha, pular sete ondas e vestir-se com a cor que representa o desejo para o próximo ano.

Para esse réveillon, Pai Paulo indica as cores vermelho e branco, que dizem respeito a cada orixá e odu que irá reger o ano. “Vermelho e branco são cores fortes que vão atrair, de acordo com o culto aos orixás, mais força, dinâmica, mais vida e mais saúde”, explica.

O pai de santo orienta, ainda, que o quiabo esteja presente na ceia e durante todo ano. “Ele traz boa sorte, afasta a morte, doenças e olho grande. Tem um poder dentro do Candomblé”, diz o babalorixá, onde também é tradicional uma fruta chamada Orobô.

O consumo  desse fruto pode afastar assaltos, acidentes e injustiças. Quem tem processos na justiça pode desenrolar um pouco mais rápido, favorecendo ou sem desfavorecer”.

CASA DE OXUMARÊ

Para quem se interessar em conhecer o orixá que lhe rege e recorrer aos búzios, entre em contato com o Pai Paulo T’Osumare pelo telefone (65) 99627- 4172.

 

Extraído do site de notícias Circuito MatoGrosso / Cuiabá – MT
http://circuitomt.com.br/editorias/cidades/99125-o-que-podemos-esperar-para-2017-.html

About The Author

Sérgio Carvalho se iniciou na Umbanda, pelo Babalorixá Arnaldo de Omulu (in memorian), na T.E.Nanã Buruquê, realizando sua camarinha em dezembro de 1995. Em 2001, se iniciou no Candomblé pelas mãos do Babalorixá Jô d´Osogiyan, no Asé Omin Oiyn Ilè, sendo neto de Iyá Nitinha d´Osun (in memorian), do Asé Engenho Velho - Miguel Couto - RJ. Militante em prol da defesa da religião afro-brasileira, ingressou nas fileiras do extinto IPELCY (Instituto de Pesquisas e Estudo da Língua e Cultura Yorubá), dirigido por Jairo d´Osogiyan. Exerce o cargo de Diretor de Cultura e Comunicação da ANMA - Associação Nacional de Mídia Afro. É proprietário da agência Marfim Assessoria & Eventos. Faz parte da equipe de duas das maiores premiações do jornalismo brasileiro, o Embratel e o Petrobras. É editor responsável pelo jornal web Awùre – http://www.awure.jor.br – veículo que aglutina os momentos mais importantes da cultura e religiosidade afro-brasileira.

Related posts

1 Comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *