Breaking News

Governo do Estado promove debate contra racismo nesta sexta-feira

 

12/05/2016

contra_racismo-556x417

Discutir questões ligadas ao racismo nos espaços escolares e na administração pública. Esse é o objetivo da roda de diálogo “Paraíba contra o racismo: identificando e apontando caminhos na sociedade”, que acontece nesta sexta-feira (13), Dia Nacional de Denúncia contra o Racismo.

A atividade será às 9h, no auditório I do Espaço Cultural, em João Pessoa. O evento é uma promoção da Secretaria de Estado da Educação e da Secretaria de Estado da Mulher e da Diversidade Humana.

Segundo o gerente de Igualdade Racial da SEMDH, Roberto Silva, a data refere-se Lei Áurea assinada em 13 de maio de 1888, mas não trouxe dignidade ao povo negro e, diante disso, o Movimento Negro Unificado resinificou a data em 1978, transformando o 13 de maio em dia Nacional de Denúncia contra o Racismo.

A proposta da roda de diálogo é alertar sobre as atitudes de racismo em todos os ambientes, principalmente os escolares. Professores, gerentes e técnicos da Secretaria de Estado da Educação, docentes do Centro de Ensino da Polícia Militar da Paraíba e servidores das secretarias participarão do encontro.

Na ocasião será exibido o documentário “O negro no Brasil” e, em seguida, haverá um debate abordando vários temas a exemplo da saúde da população negra, democracia racial, racismo institucional e intolerância religiosa.

A realização deste momento de formação está de acordo com as diretrizes do Ministério da Educação e Cultura para o ensino da História e Cultura Afro-brasileira e Africana e para a Educação das Relações Étnico-Raciais.

Segundo Roberto Silva, o Governo do Estado por meio da SEMDH articula as políticas para população negra da Paraíba, apoia as atividades de quilombolas e povos de terreiros, além de desenvolver ações com outras secretarias e órgãos públicos.

Mantém funcionando o Disque-Denúncia 197 para atender casos de racismo. Também são parceiros o Fórum Estadual de Educação e Diversidade Étnico-racial, o Conselho Estadual de Promoção da Equidade Racial- Cepir/PB e o Ministério Público Federal.

 

FONTE: Da Redação com Secom/PB

 

Extraído do site Paraíba on line / Paraíba
http://paraibaonline.net.br/governo-do-estado-promove-debate-contra-racismo-nesta-sexta-feira/

About The Author

Sérgio Carvalho se iniciou na Umbanda, pelo Babalorixá Arnaldo de Omulu (in memorian), na T.E.Nanã Buruquê, realizando sua camarinha em dezembro de 1995. Em 2001, se iniciou no Candomblé pelas mãos do Babalorixá Jô d´Osogiyan, no Asé Omin Oiyn Ilè, sendo neto de Iyá Nitinha d´Osun (in memorian), do Asé Engenho Velho - Miguel Couto - RJ. Militante em prol da defesa da religião afro-brasileira, ingressou nas fileiras do extinto IPELCY (Instituto de Pesquisas e Estudo da Língua e Cultura Yorubá), dirigido por Jairo d´Osogiyan. Exerce o cargo de Diretor de Cultura e Comunicação da ANMA - Associação Nacional de Mídia Afro. É proprietário da agência Marfim Assessoria & Eventos. Faz parte da equipe de duas das maiores premiações do jornalismo brasileiro, o Embratel e o Petrobras. É editor responsável pelo jornal web Awùre – http://www.awure.jor.br – veículo que aglutina os momentos mais importantes da cultura e religiosidade afro-brasileira.

Related posts

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *