Breaking News

Governo federal lança campanha no enfrentamento à intolerância religiosa

10/05/2016

O governo federal lançou nesta semana a campanha #AcrediteNoRespeito no enfrentamento à intolerância religiosa. O Ministério das Mulheres, da Igualdade Racial, da Juventude e dos Direitos Humanos tem atuado nesta temática e, neste sentido, a Secretaria Especial de Direitos Humanos tem atuado por meio de sua Ouvidoria e de diferentes ações visando a promoção do respeito à diversidade religiosa.

Uma das frentes de atuação é o Comitê Nacional de Respeito à Diversidade Religiosa (CNRDR), criado em 2014, e que acaba de passar por processo de seleção de novos conselheiros que atuarão até 2018. O Comitê tem sido um importante espaço de reflexão e contribuição para a elaboração, mobilização e discussão de políticas públicas relacionadas à intolerância religiosa, atuando para qualificar as ações do governo federal.

A nova composição do Comitê, que também conta com a participação de representantes de 10 órgãos governamentais, possui lideranças da sociedade civil – religiosas, pesquisadores e pessoas sem religião – que atuarão no fortalecimento da participação social e no desenho e na delimitação dessa política, trazendo sugestões e o necessário monitoramento das ações da SDH nessa política.

Relatório sobre intolerância e violência religiosa

A Secretaria Especial de Direitos Humanos divulgará os resultados do Relatório sobre Intolerância e Violência Religiosa (2011-2015), fruto da coleta de dados realizada por 10 consultores junto aos jornais, portais de Internet, ouvidorias, processos judiciais e autos policiais. A publicação desse relatório representa uma importante contribuição para a compreensão do complexo fenômeno da intolerância religiosa, estabelecendo melhores bases para a sua superação.

Também serão disponibilizados no portal da SDH outros dois produtos: o relatório de atividades do CNRDR (2014-2016) e o relatório final das Oficinas Deliberativas Diversidade Religiosa e Direitos Humanos. Essas oficinas reuniram dezenas de pessoas de várias cidades e tiveram como objetivo o desenvolvimento de uma metodologia que vise o diálogo entre pessoas de diferentes religiões e pessoas sem religião em torno de temáticas dos Direitos Humanos. O material “Direitos Humanos e Diversidade Religiosa: Experiências de Diálogo” inclui tanto informações sobre a metodologia desenvolvida, como também as deliberações feitas nos encontros promovidos.

Confira o vídeo da campanha e saiba mais em: brasil.gov.br/intolerancia-religiosa

 

Assessoria de Comunicação Social

Fone: (61) 2027-3941

E-mail: imprensa@sdh.gov.br

https://www.facebook.com/direitoshumanosbrasil

 

Extraído do portal de notícias da EBC Brasil / Brasília – DF
http://www.sdh.gov.br/noticias/2016/maio/governo-federal-lanca-campanha-no-enfrentamento-a-intolerancia-religiosa

About The Author

Sérgio Carvalho se iniciou na Umbanda, pelo Babalorixá Arnaldo de Omulu (in memorian), na T.E.Nanã Buruquê, realizando sua camarinha em dezembro de 1995. Em 2001, se iniciou no Candomblé pelas mãos do Babalorixá Jô d´Osogiyan, no Asé Omin Oiyn Ilè, sendo neto de Iyá Nitinha d´Osun (in memorian), do Asé Engenho Velho - Miguel Couto - RJ. Militante em prol da defesa da religião afro-brasileira, ingressou nas fileiras do extinto IPELCY (Instituto de Pesquisas e Estudo da Língua e Cultura Yorubá), dirigido por Jairo d´Osogiyan. Exerce o cargo de Diretor de Cultura e Comunicação da ANMA - Associação Nacional de Mídia Afro. É proprietário da agência Marfim Assessoria & Eventos. Faz parte da equipe de duas das maiores premiações do jornalismo brasileiro, o Embratel e o Petrobras. É editor responsável pelo jornal web Awùre – http://www.awure.jor.br – veículo que aglutina os momentos mais importantes da cultura e religiosidade afro-brasileira.

Related posts

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *