Breaking News

Grupo de umbanda faz evento contra intolerância religiosa em Mogi

Manifesto foi no Largo do Rosário, na área central da cidade.
Ao todo, 12 casas de umbanda da cidade foram representadas.

Jamile SantanaDo G1 Mogi das Cruzes e Suzano
15/11/2016 16h59 – Atualizado em 15/11/2016 16h59

 

Mostrar a cultura da Umbanda e lutar contra a intolerância religiosa. Este é o objetivo de um grupo de umbandistas de Mogi das Cruzes, que realizou um evento nesta terça-feira (15) no Largo do Rosário, na área central da cidade.

“A umbanda é representada por várias casas aqui na cidade. Hoje somos entre 12 a 15 casas. Escolhemos o Largo do Rosário porque o sincretismo católico também faz parte da umbanda. Nossa Senhora, pra nós, é uma presença muito forte. Nossa Senhora do Rosário tem representatividade porque o rosário é uma peça fundamental nos nossos passes”  disse o organizador Thiago Batalha.

Grupo de Mogi realiza evento para comemorar o Dia da Umbanda (Foto: Elton Pires/ TV Diário)
Grupo de Mogi realiza evento para comemorar
o Dia da Umbanda (Foto: Elton Pires/ TV Diário)

A ação também serve para combater a intolerância religiosa. “A importância deste evento é mostrar a todos que a religião não tem todo esse misticismo que plantam! Que no fundo cultuamos o mesmo Deus e a verdade é que todos esperam o mesmo Deus. Queremos mostrar nossa realidade e quebrar tabus”. No largo, culto aos orixás.
Quem passou pela praça aprendeu que o Jesus dos cristãos, no sincretismo religioso é Oxalá. No ato, candomblé e umbanda ficaram lado a lado. Teve dança e música para celebrar a liberdade religiosa.

 

O evento também faz parte das festividades do Dia da Consciência Negra, comemorado no próximo domingo (20).
Axé Mogi
O grupo Axé Mogi foi criado em 2016 com a intenção de realizar a primeira festa de São Cosme e Damião na cidade. O evento foi realizado no dia 25 de setembro na sede do Sindicato dos Papeleiros, na área central. Templos de toda Grande São Paulo e Vale do Paraíba também participaram do evento. Informações sobre o grupo no telefone 3534-1463.

Grupo Axé Mogi fez evento para celebrar dia da Umbanda (Foto: Elton Pires/ TV Diário)
Grupo Axé Mogi fez evento para celebrar dia da Umbanda (Foto: Elton Pires/ TV Diário)

 

 

 

Extraído do portal de notícias G1 / Mogi das Cruzes e Suzano – SP
http://g1.globo.com/sp/mogi-das-cruzes-suzano/noticia/2016/11/grupo-de-umbanda-faz-evento-contra-intolerancia-religiosa-em-mogi.html

About The Author

Sérgio Carvalho se iniciou na Umbanda, pelo Babalorixá Arnaldo de Omulu (in memorian), na T.E.Nanã Buruquê, realizando sua camarinha em dezembro de 1995. Em 2001, se iniciou no Candomblé pelas mãos do Babalorixá Jô d´Osogiyan, no Asé Omin Oiyn Ilè, sendo neto de Iyá Nitinha d´Osun (in memorian), do Asé Engenho Velho - Miguel Couto - RJ. Militante em prol da defesa da religião afro-brasileira, ingressou nas fileiras do extinto IPELCY (Instituto de Pesquisas e Estudo da Língua e Cultura Yorubá), dirigido por Jairo d´Osogiyan. Exerce o cargo de Diretor de Cultura e Comunicação da ANMA - Associação Nacional de Mídia Afro. É proprietário da agência Marfim Assessoria & Eventos. Faz parte da equipe de duas das maiores premiações do jornalismo brasileiro, o Embratel e o Petrobras. É editor responsável pelo jornal web Awùre – http://www.awure.jor.br – veículo que aglutina os momentos mais importantes da cultura e religiosidade afro-brasileira.

Related posts

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *