Breaking News

Grupo Teatro Griô leva oficinas e espetáculos aos terreiros

Projeto passou por Salvador, Ilhéus e Itabuna com atividades de formação

20/06/2016 18h59 - Atualizado em 20/06/2016 18h59    
Projeto leva espetáculos de teatro e oficinas a terreiros de candomblé (Foto: TV Bahia)
Projeto leva espetáculos de teatro e oficinas a terreiros de candomblé (Foto: TV Bahia)
Valorizar os terreiros de candomblé como espaços culturais e de agregação da comunidade é a proposta do Teatro no Terreiro – Circulação, Formação e Vivência Cultural em Terreiros de Candomblé, promovido pelo grupo Teatro Griô.   O Mosaico de sábado, 18, registrou a passagem do projeto pelo Gantois, em Salvador, que contou com atividades de formação artística e apresentação de espetáculos entre os dias 10 e 12 de junho. “É uma experiência maravilhosa, porque agrega a comunidade toda, gente de todas as idades, gente que vem no terreiro para conhecer um pouco mais dessa nossa mitopoética, da mitologia dos orixás, as histórias da cultura afro-brasileira, que são a nossa formação, o nosso berço cultural”, conta o diretor teatral Rafael Morais em entrevista ao programa. Além de Salvador, o projeto também já foi até Ilhéus e Itabuna. Nas redes sociais, a repercussão da matéria no Mosaico Baiano foi positiva. “Vi a reportagem sobre o Teatro no Terreiro e fiquei feliz com mais um espaço de garantia e de manutenção da história africana no Brasil e, por extensão, da história do Brasil”, conta o internauta Marcos José Souza, no Facebook do programa. Reveja a matéria completa. Tudo sobre o Mosaico Baiano. Curta a fan page do Mosaico Baiano.   Que tal participar da produção dos conteúdos do Mosaico Baiano? Envie sugestões de matérias, fotos, vídeos, críticas e comentários para nossa equipe. Participe!   Saiba tudo sobre novelas, programas de variedades e reality shows da TV Globo! E confira também receitas, dicas de estilo e conteúdos exclusivos só para a Web.   Baixe o aplicativo do Gshow gratuitamente na loja do seu smartphone e tablet e acompanhe tudo sobre o entretenimento da TV Globo. Veja mais no Gshow.  

saiba mais

  Extraído do site GSHOW / Salvador – BA http://gshow.globo.com/Rede-Bahia/Mosaico-Baiano/noticia/2016/06/grupo-teatro-grio-leva-oficinas-e-espetaculos-aos-terreiros.html

About The Author

Sérgio Carvalho se iniciou na Umbanda, pelo Babalorixá Arnaldo de Omulu (in memorian), na T.E.Nanã Buruquê, realizando sua camarinha em dezembro de 1995. Em 2001, se iniciou no Candomblé pelas mãos do Babalorixá Jô d´Osogiyan, no Asé Omin Oiyn Ilè, sendo neto de Iyá Nitinha d´Osun (in memorian), do Asé Engenho Velho - Miguel Couto - RJ. Militante em prol da defesa da religião afro-brasileira, ingressou nas fileiras do extinto IPELCY (Instituto de Pesquisas e Estudo da Língua e Cultura Yorubá), dirigido por Jairo d´Osogiyan. Exerce o cargo de Diretor de Cultura e Comunicação da ANMA - Associação Nacional de Mídia Afro. É proprietário da agência Marfim Assessoria & Eventos. Faz parte da equipe de duas das maiores premiações do jornalismo brasileiro, o Embratel e o Petrobras. É editor responsável pelo jornal web Awùre – http://www.awure.jor.br – veículo que aglutina os momentos mais importantes da cultura e religiosidade afro-brasileira.

Related posts

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *