Breaking News

Homem invade culto de umbandistas e chuta oferenda em RO

Vítimas ainda foram ameaçadas com um pedaço de madeira

© Foto: Marcelo Nery/Arquivo Pessoal
© Foto: Marcelo Nery/Arquivo Pessoal

JUSTIÇA INTOLERÂNCIAHÁ 23 HORASPOR NOTÍCIAS AO MINUTO

Após invadir um culto umbadista e chutar uma oferenda, um homem de 35 anos foi conduzido até a delegacia de Cacoal (RO). O caso ocorreu no domingo (10). De acordo com a Polícia Militar (PM), a oferenda estava na mão de um adolescente, que acabou ficando com hematomas por causa do chute, informa o G1. Depois de invadir o local, o suspeito ainda ameaçou os fiéis com um pedaço de madeira e colocou fogo na vegetação para queimar os itens religiosos.

Segundo Cesar Torres, responsável pelo terreiro, a confusão teve início quando ele pediu para que um grupo fosse até a mata entregar as oferendas como agradecimento. Foi então que um morador do bairro resolveu interferir na cerimônia, iniciando uma discussão com os membros.

Depois de tentar colocar fogo na mata, o grupo chamou a Polícia Militar (PM) para registrar a agressão e ameaças. Na sequência, todos os evolvidos foram encaminhados para a Delegacia de Polícia Civil, para prestar esclarecimentos.

Ao efetuar o boletim de ocorrência, o homem confessou que chutou as oferendas, pois segundo ele, o grupo estaria fazendo “macumba” na frente de sua casa e isso o teria irritado. No entanto, negou a ameaça e disse que apenas pegou o pedaço de madeira, mas não ameaçou ninguém com o objeto. O suspeito alega também que os rituais são realizados a qualquer hora do dia e na frente de crianças, o que lhe causa revolta.

Torres desmente as acusações e alega que a mata pertence a um conhecido da entidade religiosa e que eles teriam permissão para realizar as cerimônias. “Sempre realizamos oferendas em forma de agradecimento aos Orixás. Entregamos alimentos e temos o cuidado de deixar na mata apenas o que a própria natureza poderá consumir, seja pelos pássaros ou pela própria terra. Não colocamos nada com fogo ou materiais que possam poluir o meio ambiente”, explica.

O responsável pelo terreiro afirma que está movendo uma ação contra o homem por agressão, ameaça, intolerância religiosa.

 

Extraído da versão brasileira do portal de notícias português Notícias ao Minuto
https://www.noticiasaominuto.com.br/justica/251270/homem-invade-culto-de-umbandistase-chuta-oferenda-em-ro

About The Author

Sérgio Carvalho se iniciou na Umbanda, pelo Babalorixá Arnaldo de Omulu (in memorian), na T.E.Nanã Buruquê, realizando sua camarinha em dezembro de 1995. Em 2001, se iniciou no Candomblé pelas mãos do Babalorixá Jô d´Osogiyan, no Asé Omin Oiyn Ilè, sendo neto de Iyá Nitinha d´Osun (in memorian), do Asé Engenho Velho - Miguel Couto - RJ. Militante em prol da defesa da religião afro-brasileira, ingressou nas fileiras do extinto IPELCY (Instituto de Pesquisas e Estudo da Língua e Cultura Yorubá), dirigido por Jairo d´Osogiyan. Exerce o cargo de Diretor de Cultura e Comunicação da ANMA - Associação Nacional de Mídia Afro. É proprietário da agência Marfim Assessoria & Eventos. Faz parte da equipe de duas das maiores premiações do jornalismo brasileiro, o Embratel e o Petrobras. É editor responsável pelo jornal web Awùre – http://www.awure.jor.br – veículo que aglutina os momentos mais importantes da cultura e religiosidade afro-brasileira.

Related posts

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *