Breaking News

Inscreva-se: Curso de Formação do Ensino da Cultura Afro-brasileira e Africana

O objetivo do curso é ampliar os conhecimentos sobre a história e a realidade de lutas do movimento negro brasileiro, com ênfase em Diadema

Publicado em 13 de fevereiro de 2017 por Periferia em Movimento

Estão abertas as inscrições para a quarta edição do Curso de Formação do Ensino da Cultura Afro-brasileira e Africana, organizado pelo Fórum de Promoção da Igualdade Racial “Benedita da Silva” em parceria com a Câmara Municipal de Diadema. Inscreva-se aqui.

O Fórum, criado em 2012, reúne entidades e associações do movimento negro que há mais de 20 anos vêm se reunindo e discutindo políticas de ações afirmativas e a erradicação de toda e qualquer forma de racismo e de preconceito no município localizado no ABCD Paulista.

O objetivo do curso é ampliar os conhecimentos sobre a história e a realidade de lutas do movimento negro brasileiro, com ênfase em Diadema.

O curso também traz a iniciativa de colaborar e contribuir na aplicação da lei federal 10.639/03 e 11.645/08 que alterou a Lei de Diretrizes Básicas do Estado Nacional, tornando obrigatória a inclusão das culturas africanas e afro-brasileira, e a história do povo indígena na estrutura curricular do Ensino Fundamental e Médio público e privado, bem como também discutir, divulgar e fazer valer o Estatuto de Igualdade Racial aprovado em 16 de junho de 2010.

Para manter a autonomia no processo de realização do curso, o movimento cobra uma contribuição de R$ 10 dos participantes, que podem ser pagos no primeiro dia de formação ou depositado em conta corrente disponível no formulário de inscrição abaixo.

Confira a programação do curso:

– 11/03 Abertura oficial do curso;
– 18/03 Como a Genética pode desmontar o Racismo;
– 25/03 Contribuições dos Povos Africanos para Humanidade e sociedade brasileira;
– 01/04 Mulheres Negras: Movimento de Luta e Resistência;
– 08/04 Movimento Pan-africanista;
– 15/04 ou 22/04 Em aberto (Negociar a questão dos dois feriados);
– 29/04 Leis antirracismo em Diadema e no Brasil;
– 06/05 Literatura Negra;
– 13/05 Quilombagem e histórico do Movimento Negro;
– 20/05 Empoderamento da juventude negra;
– 27/05 Cultura Negra e a questão do cinema Negro;
– 03/06 Relacionamentos inter-raciais;
– 10/06 Saúde da População Negra, ações e desafios;
– 17/06 Religião de Matrizes Africanas ;
– 24/06 Segurança Pública e Direitos Humanos Étnico- Racial;
– 01/07 Encerramento e certificação.

Anotaí!
O quê? Curso de Formação do Ensino da Cultura Afro-brasileira e Africana
Contribuição: R$ 10
Quando? De 18 de março a 01 de julho, das 09h às 12h
Onde? Câmara Municipal de Diadema
Avenida Antônio Piranga, 474 – Centro – Diadema – SP
Adicionar à agenda do Google

Curtir isso:

 

 

Extraído do blog Periferia em Movimento / São Paulo – SP
http://periferiaemmovimento.com.br/inscreva-se-curso-de-formacao-do-ensino-da-cultura-afro-brasileira-e-africana-2/

About The Author

Sérgio Carvalho se iniciou na Umbanda, pelo Babalorixá Arnaldo de Omulu (in memorian), na T.E.Nanã Buruquê, realizando sua camarinha em dezembro de 1995. Em 2001, se iniciou no Candomblé pelas mãos do Babalorixá Jô d´Osogiyan, no Asé Omin Oiyn Ilè, sendo neto de Iyá Nitinha d´Osun (in memorian), do Asé Engenho Velho - Miguel Couto - RJ. Militante em prol da defesa da religião afro-brasileira, ingressou nas fileiras do extinto IPELCY (Instituto de Pesquisas e Estudo da Língua e Cultura Yorubá), dirigido por Jairo d´Osogiyan. Exerce o cargo de Diretor de Cultura e Comunicação da ANMA - Associação Nacional de Mídia Afro. É proprietário da agência Marfim Assessoria & Eventos. Faz parte da equipe de duas das maiores premiações do jornalismo brasileiro, o Embratel e o Petrobras. É editor responsável pelo jornal web Awùre – http://www.awure.jor.br – veículo que aglutina os momentos mais importantes da cultura e religiosidade afro-brasileira.

Related posts

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *