Breaking News

Investigadores debatem religião no espaço lusófono

Mais de 350 especialistas debatem a partir de sábado, em Lisboa, a religião nos países lusófonos, no I Congresso Lusófono de Ciência das Religiões, evento que pretende aprofundar o olhar académico sobre o fenómeno religioso na sociedade.

 

10:35 – 08 de Maio de 2015 | Por Lusa

naom_537226c0bb9d9

“Estará em Lisboa a grande parte do meio académico que se debruça sobre o fenómeno religioso na lusofonia, especialmente do Brasil”, disse, em declarações à agência Lusa, Paulo Mendes Pinto, da área da Ciência das Religiões da Universidade Lusófona, que organiza o evento.

PUB

Paulo Mendes Pinto destacou a “diversidade dos temas em debate” nos 30 simpósios temáticos previstos que, sob o tema “Religiões e espiritualidades – Culturas e Identidades, “mostram por onde anda a reflexão” sobre religião na atualidade.

Reconfiguração das identidades religiosas, como estão a adaptar-se aos novos tempos as confissões e religiões tradicionais, as novas espiritualidades e a relação entre a religião e o ensino serão alguns dos temas em debate no congresso que se prolonga até 13 de maio.

A iniciativa prevê ainda um programa de visitas que inclui idas à Sinagoga Sharé Tikvá, à Mesquita Central, ao Templo Rhada Krishna, ao Templo Gurdwara Sikh Sangat, ao Museu Maçónico, todos em Lisboa, além de uma deslocação a Fátima na noite de 12 para 13 de maio.

Prevista está também a realização de um debate na Mesquita Central de Lisboa e de um espetáculo multirreligioso de música e dança.

No âmbito do congresso será ainda inaugurada a exposição “Observar para a Liberdade”, organizada pelo Observatório para a Liberdade Religiosa.

“Caminhos da construção de um estudo académico das Religiões no século XXI”, “Laicidade, Laicismo e Intolerância Religiosa” ou “Média, política e religião: perspetivas, mudanças e novos paradigmas” são alguns dos temas das conferências.

O Congresso Lusófono de Ciência das Religiões é uma iniciativa conjunta dos programas de pós-graduação em ciência das religiões da Universidade Lusófona de Lisboa e de seis universidades brasileiras.

Em declarações à agência Lusa, em setembro, aquando da apresentação do congresso, o investigador Paulo Mendes Pinto disse que se verifica atualmente um crescimento do fenómeno religioso, mas que este crescimento não tem lugar em torno das instituições religiosas tradicionais, como a Igreja Católica.

“O aumento da procura pela religião está a verificar-se sobretudo nas confissões com “menos carga institucional”, como as igrejas cristãs menos tradicionais”, disse na altura.

Evangélicos, Testemunhas de Jeová, Mórmon e Adventistas do Sétimo Dia são correntes em grande crescimento, segundo o especialista, a par de outras práticas espirituais sem enquadramento institucional.

Por outro lado, o investigador lembrou que a questão da separação entre estados e religião não é hoje tão linear como se pensava e apontou a discussão em torno do processo de laicização das sociedades europeias como um dos debates mais importantes que poderá sair do congresso.

 

Extraído do portal de notícias Notícias ao Minuto
http://www.noticiasaominuto.com/pais/387109/investigadores-debatem-religiao-no-espaco-lusofono

About The Author

Sérgio Carvalho se iniciou na Umbanda, pelo Babalorixá Arnaldo de Omulu (in memorian), na T.E.Nanã Buruquê, realizando sua camarinha em dezembro de 1995. Em 2001, se iniciou no Candomblé pelas mãos do Babalorixá Jô d´Osogiyan, no Asé Omin Oiyn Ilè, sendo neto de Iyá Nitinha d´Osun (in memorian), do Asé Engenho Velho - Miguel Couto - RJ. Militante em prol da defesa da religião afro-brasileira, ingressou nas fileiras do extinto IPELCY (Instituto de Pesquisas e Estudo da Língua e Cultura Yorubá), dirigido por Jairo d´Osogiyan. Exerce o cargo de Diretor de Cultura e Comunicação da ANMA - Associação Nacional de Mídia Afro. É proprietário da agência Marfim Assessoria & Eventos. Faz parte da equipe de duas das maiores premiações do jornalismo brasileiro, o Embratel e o Petrobras. É editor responsável pelo jornal web Awùre – http://www.awure.jor.br – veículo que aglutina os momentos mais importantes da cultura e religiosidade afro-brasileira.

Related posts

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *