Breaking News

Ipac promove palestra e atividades sobre caruru de São Cosme

O historiador e doté, Balbino do Carmo Cabral abordará as origens da celebração aos santos gêmeos tal como se dá no sincretismo religioso catolicismo-candomblé

 

Publicado em 26/09/2017 às 08h07.

 

Redação

Foto: Divulgação

 

Em comemoração ao dia de São Cosme e São Damião, o Centro de Documentação e Memória (Cedom) do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (Ipac) promove palestra sobre o tema, nesta terça-feira (26), às 15h, com o historiador e doté (sacerdote do candomblé jêje), Balbino do Carmo Cabral.

O evento acontece na sede do órgão, na Rua Gregório de Mattos, nº 29, Pelourinho, em frente à Casa do Olodum.

“As origens do caruru para São Cosme e Damião – significados da tradição africana, a influência católica e o modernismo nas celebrações”, abordará história e etnologicamente do assunto. Antes da palestra, às 14h, será exibido o documentário “Cosme e Damião – Os Santos Gêmeos”, da série “Bahia Singular e Plural”, da TVE.

A programação inclui ainda brincadeiras tradicionais, para as crianças, na Praça das Artes. No sincretismo religioso entre candomblé e catolicismo, no dia de Cosme e Damião é feita uma homenagem com caruru, que inclui comidas para todos os orixás, e aos Ìbejì ou Ìgbejì, o orixá-criança. A entrada é gratuita.

 

Extraído do caderno Entretenimento do site de notícias Bahia.ba / Salvador – BA
http://bahia.ba/entretenimento/ipac-promove-palestra-e-atividades-sobre-o-caruru-de-sao-cosme-nesta-terca/

About The Author

Sérgio Carvalho se iniciou na Umbanda, pelo Babalorixá Arnaldo de Omulu (in memorian), na T.E.Nanã Buruquê, realizando sua camarinha em dezembro de 1995. Em 2001, se iniciou no Candomblé pelas mãos do Babalorixá Jô d´Osogiyan, no Asé Omin Oiyn Ilè, sendo neto de Iyá Nitinha d´Osun (in memorian), do Asé Engenho Velho - Miguel Couto - RJ. Militante em prol da defesa da religião afro-brasileira, ingressou nas fileiras do extinto IPELCY (Instituto de Pesquisas e Estudo da Língua e Cultura Yorubá), dirigido por Jairo d´Osogiyan. Exerce o cargo de Diretor de Cultura e Comunicação da ANMA - Associação Nacional de Mídia Afro. É proprietário da agência Marfim Assessoria & Eventos. Faz parte da equipe de duas das maiores premiações do jornalismo brasileiro, o Embratel e o Petrobras. É editor responsável pelo jornal web Awùre – http://www.awure.jor.br – veículo que aglutina os momentos mais importantes da cultura e religiosidade afro-brasileira.

Related posts

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *