Ipac promove palestra e atividades sobre caruru de São Cosme

Ipac promove palestra e atividades sobre caruru de São Cosme

26 de setembro de 2017 0 Por Sérgio D`Giyan

O historiador e doté, Balbino do Carmo Cabral abordará as origens da celebração aos santos gêmeos tal como se dá no sincretismo religioso catolicismo-candomblé

 

Publicado em 26/09/2017 às 08h07.

 

Redação

Foto: Divulgação

 

Em comemoração ao dia de São Cosme e São Damião, o Centro de Documentação e Memória (Cedom) do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (Ipac) promove palestra sobre o tema, nesta terça-feira (26), às 15h, com o historiador e doté (sacerdote do candomblé jêje), Balbino do Carmo Cabral.

O evento acontece na sede do órgão, na Rua Gregório de Mattos, nº 29, Pelourinho, em frente à Casa do Olodum.

“As origens do caruru para São Cosme e Damião – significados da tradição africana, a influência católica e o modernismo nas celebrações”, abordará história e etnologicamente do assunto. Antes da palestra, às 14h, será exibido o documentário “Cosme e Damião – Os Santos Gêmeos”, da série “Bahia Singular e Plural”, da TVE.

A programação inclui ainda brincadeiras tradicionais, para as crianças, na Praça das Artes. No sincretismo religioso entre candomblé e catolicismo, no dia de Cosme e Damião é feita uma homenagem com caruru, que inclui comidas para todos os orixás, e aos Ìbejì ou Ìgbejì, o orixá-criança. A entrada é gratuita.

 

Extraído do caderno Entretenimento do site de notícias Bahia.ba / Salvador – BA
http://bahia.ba/entretenimento/ipac-promove-palestra-e-atividades-sobre-o-caruru-de-sao-cosme-nesta-terca/