Breaking News

IPEAFRO promove espetáculo sobre Abdias Nascimento no Valongo

 

O espetáculo ‘Abdias Nascimento, O Leão Africano!” integra a programação da VI Semana Fluminense do Patrimônio e será apresentado no dia 18 de fevereiro de 2017, às 20 horas da noite, no sítio histórico do Cais do Valongo, aberto a população. Estão todos convidados!

SINOPSE: Um espetáculo que materializa a memória afetiva de Bida Nascimento, num recorte compreendido desde sua infância, como por exemplo a montagem da peça ‘Orfeu da Conceição’, onde grande parte do elenco pertencia ao Teatro Experimental do Negro (TEN). Esse movimento vanguardista contribuiu de forma afirmativa na política – sócio – racial , juntamente com o teatro popular de Solano Trindade influenciando poetas como Vinícius de Moraes, cineastas como Cacá Diegues e Waldir Onofre, a reconhecer a presença do negro nas artes: no teatro, na música e no cinema, através do Cinema Novo. Assim sendo, as imagens, os vídeos e as músicas juntamente com as narrativas e interpretações dos atores demonstram um ponto de vista de afro – latinidade em seu sentido universal.

Patrocínio: Sociedade de Promoção da Casa de Oswaldo Cruz.

Apoio: Instituto de Pesquisas e Estudos Afro – Brasileiros (IPEAFRO).

Realização: Asbá.

 

Serviço:

Data: Sábado, 18 de fevereiro às 20:00 – 22:00

Próxima semana · 25—35° Ensolarado

 

Local: Cais do Valongo – Praça Mauá, Rio de Janeiro

 

Fonte: Facebook / perfil do evento
https://www.facebook.com/events/1838303733076342/

About The Author

Sérgio Carvalho se iniciou na Umbanda, pelo Babalorixá Arnaldo de Omulu (in memorian), na T.E.Nanã Buruquê, realizando sua camarinha em dezembro de 1995. Em 2001, se iniciou no Candomblé pelas mãos do Babalorixá Jô d´Osogiyan, no Ilé Asé Omin Oiyn, sendo neto de Iyá Nitinha d´Osun (in memorian), do Asé Engenho Velho. Militante em prol da defesa da religião afro-brasileira, ingressou nas fileiras do extinto IPELCY (Instituto de Pesquisas e Estudo da Língua e Cultura Yorubá), dirigido por Jairo d´Osogiyan. Hoje, é editor do Jornal Awùre. Diretor Financeiro da ANMA - Associação Nacional de Mídia Afro. Colabora com a assessoria de comunicação do PPLE - Partido Popular da Liberdade de Expressão Afro-Brasileira. É sócio diretor na agência Marfim Assessoria & Eventos. Faz parte da equipe de duas das maiores premiações do jornalismo brasileiro, o Embratel e o Petrobras.

Related posts

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *