Breaking News

Itapoã recebe apresentações artísticas gratuitas neste fim de semana

26/10/2016

 

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

O Itapoã recebe neste fim de semana o “Circuito Cultural Dança Afro-brasileira”, a partir das 9h. O evento é gratuito e será ministrado na sexta, sábado e domingo. Um dos objetivos é integrar a comunidade às diferentes estéticas artísticas nesse segmento. Além do Itapoã, outros pontos do Distrito Federal também receberão o Circuito, como o Paranoá, em 4, 5 e 6 de novembro, e Santa Maria, nos dias 11, 12 e 13.

Entre as manifestações artísticas presentes na ocasião estão: frevo, capoeira, bumba meu boi, samba, entre outros. Uma das principais atrações do Circuito é o grupo Fitdance, que tem centenas de acessos no Youtube. Haverá, ainda, oficinas de danças e ações cidadãs, com o apoio de administrações regionais e associações locais. Uma mega estrutura será montada em todos os espaços de recepção da festa, com palco principal, pista de apresentações e estandes.

Para um dos organizadores do evento João Carlos Corrêa, a ação é inédita no cenário cultural brasiliense. “Temos a oportunidade de integrar as manifestações afro com as mais diversas expressões artísticas presentes nas cidades. E esse incentivo é fundamental”, destaca.

Dança afro-brasileira

A dança afro-brasileira é fruto de práticas trazidas pelos escravos africanos para o Brasil e que foram reelaboradas e transformadas na América. Composta de diferentes ritmos e dramatizações, essas manifestações têm em comum a raiz negra da África. A ideia do Circuito vem justamente no sentido de resgatar a história, além de dar maior força e espaço para esse movimento dentro do cenário das artes no DF.

Serviço

Data: de 28 a 30 de outubro
Hora: a partir das 9h
Local: Rua Larga entre as quadras 47 e 49, – centro – Itapoã/DF
Informações: (61) 992026149 | (61) 98424-8537
Entrada Franca

 

 

Extraído do site do Jornal de Brasília / Brasília – DF
http://www.jornaldebrasilia.com.br/clica-brasilia/itapoa-recebe-apresentacoes-artisticas-gratuitas-neste-fim-de-semana/

About The Author

Sérgio Carvalho se iniciou na Umbanda, pelo Babalorixá Arnaldo de Omulu (in memorian), na T.E.Nanã Buruquê, realizando sua camarinha em dezembro de 1995. Em 2001, se iniciou no Candomblé pelas mãos do Babalorixá Jô d´Osogiyan, no Asé Omin Oiyn Ilè, sendo neto de Iyá Nitinha d´Osun (in memorian), do Asé Engenho Velho - Miguel Couto - RJ. Militante em prol da defesa da religião afro-brasileira, ingressou nas fileiras do extinto IPELCY (Instituto de Pesquisas e Estudo da Língua e Cultura Yorubá), dirigido por Jairo d´Osogiyan. Exerce o cargo de Diretor de Cultura e Comunicação da ANMA - Associação Nacional de Mídia Afro. É proprietário da agência Marfim Assessoria & Eventos. Faz parte da equipe de duas das maiores premiações do jornalismo brasileiro, o Embratel e o Petrobras. É editor responsável pelo jornal web Awùre – http://www.awure.jor.br – veículo que aglutina os momentos mais importantes da cultura e religiosidade afro-brasileira.

Related posts

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *