Breaking News

IV Colóquio de Políticas Culturais da Baixada Fluminense discute cultura afro-brasileira em Nova Iguaçu

Atualizado em 13/09/2014

O grupo PET/Conexões de Saberes em Produção Cultural – programa de educação tutorial do MEC-, em parceira com o Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas (NEABI), do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ) – Campus Nilópolis, realiza o IV Colóquio de Políticas Culturais da Baixada Fluminense: cultura, identidade e manifestações artísticas afro-brasileiras. O evento visa ao debate e à reflexão sobre as relações entre as políticas de cultura e as políticas de promoção da igualdade racial voltadas para as culturas afro-brasileiras. Busca, ainda, valorizar as diferentes manifestações culturais, as memórias e as tradições afro-brasileiras existentes na Baixada Fluminense. Com isto pretende contribuir para o enfrentamento do racismo, da discriminação e da desigualdade racial na região. O evento a ser realizado no dia 16 de setembro de 2014, das 8h às 18h, no Complexo Cultural de Nova Iguaçu, Teatro Sylvio Monteiro, contará com mesas redondas, exposições e oficinas, na qual superintendentes, coordenadores e conselheiros das políticas de promoção da igualdade racial, artistas, ativistas e pesquisadores se debruçarão sobre a temática.

Para a Prof. Dra Fernanda Delvalhas Piccolo, coordenadora do evento, é importante destacar que “nos últimos quatro anos, ao reunir a sociedade civil, poder público e instituições de ensino, o colóquio tem se consolidado como relevante espaço de diálogo e troca de saberes entre diferentes agentes sociais na Baixada Fluminense”.

Têm-se como público-alvo produtores culturais, estudantes, pesquisadores, professores, terceiro setor, artistas e demais interessados no setor cultural e nas tradições afro-brasileiras.

 

SERVIÇO

IV Colóquio de Políticas Culturais da Baixada Fluminense: cultura, identidade e manifestações artísticas afro-brasileiras

Data: 16 de setembro de 2014, das 8h às 18h

Local: Complexo Cultural de Nova Iguaçu (Teatro Sylvio Monteiro) – Rua Getulio Vargas, 51 – Centro, Nova Iguaçu; RJ

Inscrições / Maiores Informações: coloquio.politicasculturais.bf@gmail.com

Serão emitidos certificados aos participantes

Realização: Grupo PET/Conexões de Saberes em Produção Cultural e IFRJ- Campus Nilópolis.

Relações com a Imprensa

Sidnei Gama – Tel. 21. 98457-1538 / E-mail: sidneieduardo@hotmail.com

 

A seguir a programação completa:

Folder verso Coloquio_0

Folheto Coloquio

logo

About The Author

Sérgio Carvalho se iniciou na Umbanda, pelo Babalorixá Arnaldo de Omulu (in memorian), na T.E.Nanã Buruquê, realizando sua camarinha em dezembro de 1995. Em 2001, se iniciou no Candomblé pelas mãos do Babalorixá Jô d´Osogiyan, no Asé Omin Oiyn Ilè, sendo neto de Iyá Nitinha d´Osun (in memorian), do Asé Engenho Velho - Miguel Couto - RJ. Militante em prol da defesa da religião afro-brasileira, ingressou nas fileiras do extinto IPELCY (Instituto de Pesquisas e Estudo da Língua e Cultura Yorubá), dirigido por Jairo d´Osogiyan. Exerce o cargo de Diretor de Cultura e Comunicação da ANMA - Associação Nacional de Mídia Afro. É proprietário da agência Marfim Assessoria & Eventos. Faz parte da equipe de duas das maiores premiações do jornalismo brasileiro, o Embratel e o Petrobras. É editor responsável pelo jornal web Awùre – http://www.awure.jor.br – veículo que aglutina os momentos mais importantes da cultura e religiosidade afro-brasileira.

Related posts

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *