Breaking News

Iyalorixá Mãe Stella de Oxosse completa 92 anos

Com nove livros publicados, religiosa comanda o terreiro Ilê Axé Opô Afonjá, em Salvador, e é uma das mais importantes mães de santo do país.

 

 

Por G1 BA

02/05/2017 10h17  Atualizado há 1 hora

Ialorixá Mãe Stella de Oxossi completa 92 anos nesta terça-feira (2)

Considerada uma das maiores iyalorixás do país, Mãe Stella de Oxosse, que também é acadêmica, comemora 92 anos nesta terça (2). A data será celebrada com almoço para a comunidade do Terreiro Ile Axó Opô Afonjá, no bairro de São Gonçalo do Retiro, em Salvador.

Para ela, é uma felicidade poder comemorar mais um aniversário. “A sensação é muito gostosa. É maravilhoso estar rodeada de pessoas que a gente gosta. Espero que o dia seja de bastante alegria para todo mundo que está imbuído. Desejo que Deus dê inspiração a todos nós”, disse.

Defensora dos Direitos Humanos e referência no combate ao racismo e à intolerância religiosa, Mãe Stella foi a primeira Ialorixá a receber o título de “imortal” pela Academia de Letras da Bahia (ALB), onde ocupa a cadeira de número 33, que tem como patrono o poeta Castro Alves.

A iyalorixá tem nove livros publicados e a primeira mãe de santo a escrever sobre religião. Ela recebeu também o título de Doutora Honoris Causa, maior honraria concedida pela Universidade Federal da Bahia (UFBA).

Mãe Stella completa 92 anos nesta terça-feira, na Bahia (Foto: Danutta Rodrigues)

 

Extraído do portal de notícias G1 / Bahia

About The Author

Sérgio Carvalho se iniciou na Umbanda, pelo Babalorixá Arnaldo de Omulu (in memorian), na T.E.Nanã Buruquê, realizando sua camarinha em dezembro de 1995. Em 2001, se iniciou no Candomblé pelas mãos do Babalorixá Jô d´Osogiyan, no Asé Omin Oiyn Ilè, sendo neto de Iyá Nitinha d´Osun (in memorian), do Asé Engenho Velho - Miguel Couto - RJ. Militante em prol da defesa da religião afro-brasileira, ingressou nas fileiras do extinto IPELCY (Instituto de Pesquisas e Estudo da Língua e Cultura Yorubá), dirigido por Jairo d´Osogiyan. Exerce o cargo de Diretor de Cultura e Comunicação da ANMA - Associação Nacional de Mídia Afro. É proprietário da agência Marfim Assessoria & Eventos. Faz parte da equipe de duas das maiores premiações do jornalismo brasileiro, o Embratel e o Petrobras. É editor responsável pelo jornal web Awùre – http://www.awure.jor.br – veículo que aglutina os momentos mais importantes da cultura e religiosidade afro-brasileira.

Related posts

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *