Iyalorixá Mãe Stella de Oxosse completa 92 anos

Iyalorixá Mãe Stella de Oxosse completa 92 anos

2 de maio de 2017 0 Por Sérgio D`Giyan

Com nove livros publicados, religiosa comanda o terreiro Ilê Axé Opô Afonjá, em Salvador, e é uma das mais importantes mães de santo do país.

 

 

Por G1 BA

02/05/2017 10h17  Atualizado há 1 hora

Ialorixá Mãe Stella de Oxossi completa 92 anos nesta terça-feira (2)

Considerada uma das maiores iyalorixás do país, Mãe Stella de Oxosse, que também é acadêmica, comemora 92 anos nesta terça (2). A data será celebrada com almoço para a comunidade do Terreiro Ile Axó Opô Afonjá, no bairro de São Gonçalo do Retiro, em Salvador.

Para ela, é uma felicidade poder comemorar mais um aniversário. “A sensação é muito gostosa. É maravilhoso estar rodeada de pessoas que a gente gosta. Espero que o dia seja de bastante alegria para todo mundo que está imbuído. Desejo que Deus dê inspiração a todos nós”, disse.

Defensora dos Direitos Humanos e referência no combate ao racismo e à intolerância religiosa, Mãe Stella foi a primeira Ialorixá a receber o título de “imortal” pela Academia de Letras da Bahia (ALB), onde ocupa a cadeira de número 33, que tem como patrono o poeta Castro Alves.

A iyalorixá tem nove livros publicados e a primeira mãe de santo a escrever sobre religião. Ela recebeu também o título de Doutora Honoris Causa, maior honraria concedida pela Universidade Federal da Bahia (UFBA).

Mãe Stella completa 92 anos nesta terça-feira, na Bahia (Foto: Danutta Rodrigues)

 

Extraído do portal de notícias G1 / Bahia