Breaking News

Iyemanjá: dia será celebrado com cortejo

Iyemanjá tem vários nomes e é conhecida de várias formas, mas seus filhos entendem toda essa força vinda de uma grande mulher para a religião do candomblé.

  01/02/2016 ÀS 08H17 - RAINHA DO MAR  
Foto: Maria Odília/ Arquivo JC
Foto: Maria Odília/ Arquivo JC
  O dia 2 de fevereiro é dedicado à Rainha do Mar, Iemanjá, e vai ser comemorado em Nossa Senhora do Socorro, onde haverá o tradicional cortejo da Prainha até a Igreja Matriz no município, e no Bairro Industrial, com homenagens na Orlinha. Rainha do mar, mãe de todos os orixás, sereia do mar, princesa do mar, Inaé, Mucunã, Dandalunda, Janaína, Marabô, entre outros. Iemanjá tem vários nomes e é conhecida de várias formas, mas seus filhos entendem toda essa força vinda de uma grande mulher para a religião do candomblé. De acordo com ialorixá Maria Angélica, Iemanjá tem uma grande importância para todos seus devotos. “Ela é a mãe do planeta, mãe de todos os médiuns e pessoas que trabalham na nossa religião. Ela é toda nossa força do lado religioso e espiritual, além de ser mãe de Egu e Exu. E vivencia caracteres pelos seus filhos. Normalmente, essas pessoas são dadas a bastante educação e dedicação na sua vida”, explicou. Festas Em Nossa Senhora do Socorro haverá um cortejo que irá culminar na Igreja Matriz, na sede do município, onde haverá a lavagem das escadarias. A saída do 11º Cortejo está prevista para o começo da manhã com a participação de diversos terreiros da região. Já no Bairro Industrial, o Águas de Yá Orí sairá às 16h da Associação Luz do Oriente, no Bairro Industrial, em direção à  Orlinha . “Na Orlinha haverá apresentação artística com cânticos e dança em homenagem a Iemanjá e a finalização do evento ocorrerá com a degustação de pratos relacionados ao orixá”, informa a assessoria de imprensa da A.L.O. O evento é realizado juntamente com o Ilê Yátassytao Ifá Enibalé. Outras datas Ainda segundo Angélica, além do dia normal, algumas pessoas preferem outras ocasiões para homenagear a mãe de todos os seres viventes na terra. “Alguns levam seus presentes no dia 8 de dezembro ou durante a virada do dia 31 para o primeiro dia do ano, quando as águas do rio e do mar se encontram”, disse.   Extraído do site do Jornal da Cidade / Aracaju – SE http://www.jornaldacidade.net/noticia-leitura/69/95502/iemanja-dia-sera-celebrado-com-cortejo.html#.VrDBSSMrLIV

About The Author

Sérgio Carvalho se iniciou na Umbanda, pelo Babalorixá Arnaldo de Omulu (in memorian), na T.E.Nanã Buruquê, realizando sua camarinha em dezembro de 1995. Em 2001, se iniciou no Candomblé pelas mãos do Babalorixá Jô d´Osogiyan, no Asé Omin Oiyn Ilè, sendo neto de Iyá Nitinha d´Osun (in memorian), do Asé Engenho Velho - Miguel Couto - RJ. Militante em prol da defesa da religião afro-brasileira, ingressou nas fileiras do extinto IPELCY (Instituto de Pesquisas e Estudo da Língua e Cultura Yorubá), dirigido por Jairo d´Osogiyan. Exerce o cargo de Diretor de Cultura e Comunicação da ANMA - Associação Nacional de Mídia Afro. É proprietário da agência Marfim Assessoria & Eventos. Faz parte da equipe de duas das maiores premiações do jornalismo brasileiro, o Embratel e o Petrobras. É editor responsável pelo jornal web Awùre – http://www.awure.jor.br – veículo que aglutina os momentos mais importantes da cultura e religiosidade afro-brasileira.

Related posts

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *