Breaking News

‘Já faz parte da minha fé’, diz paulista que se veste de Iemanjá pela 3ª vez

Ela mora há mais de dois anos na Bahia e não abre mão de se fantasiar. 'Trago presentes, mas me vestir assim é o maior presente para ela', diz.

Maiana BeloDo G1 BA

02/02/2014 13h44 - Atualizado em 02/02/2014 13h44

 
Rose Chimango é paulista e mora em Salvador há quase 3 anos (Foto: Joilson César / Ag Haack)
Rose Chimango é paulista e mora em Salvador há quase 3 anos (Foto: Joilson César / Ag Haack)
A paulista Rose Chimango, que mora em Salvador há oito meses, resolveu se vestir da própria Iemanjá neste domingo (2). Ela é maitre e, por conta do trabalho, já morou por dois anos na cidade de Porto Seguro, também praieira, a 730km de Salvador. Foi na cidade do sul do estado que ela começou a se caracterizar da orixá considerada "rainha do mar". “Eu trabalhei em uma pousada em Trancoso e, no dia do aniversário da dona da pousada, que é hoje [2 de fevereiro], eu me vesti de Iemanjá. Gostei tanto que já me fantasio há três anos, dois lá em Trancoso e esse é o primeiro aqui em Salvador. Já faz parte da minha fé”, relata. Sobre a fantasia, diz que, como trabalha com entretenimento, gosta bastante de se caracterizar e que compra tudo que possa acrescentar em sua fantasia. Para ela, esta  é uma forma de presentear Iemanjá. “Eu que faço tudo. Compro uma coisa em cada lugar e gosto muito de me caracterizar, gosto dos anéis, penso na bolsa e até vestido eu compro. Eu gosto de me vestir de tudo que faz referência a Iemanjá, trago presentes, mas me vestir dela [Iemanjá] já é um presente pra ela”, acredita. A maitre afirma que "é uma festa linda e incrível". "Não podia deixar de vir agradecer, alcancei muitas graças fazendo pedidos à Iemanjá. Consegui emprego legal, encontrei um amor, fiz amigos verdadeiros. É muito especial estar aqui em Salvador”, relata em tom de alegria.
Há três anos que Rose se fantasia de Iemanjá na Bahia (Foto: Joilson César / Ag Haack)
Há três anos que Rose se fantasia de Iemanjá na Bahia (Foto: Joilson César / Ag Haack)
Extraído do site de notícias G1: http://g1.globo.com/bahia/noticia/2014/02/ja-faz-parte-da-minha-fe-diz-paulista-que-se-veste-de-iemanja-pela-3-vez.html

About The Author

Sérgio Carvalho se iniciou na Umbanda, pelo Babalorixá Arnaldo de Omulu (in memorian), na T.E.Nanã Buruquê, realizando sua camarinha em dezembro de 1995. Em 2001, se iniciou no Candomblé pelas mãos do Babalorixá Jô d´Osogiyan, no Asé Omin Oiyn Ilè, sendo neto de Iyá Nitinha d´Osun (in memorian), do Asé Engenho Velho - Miguel Couto - RJ. Militante em prol da defesa da religião afro-brasileira, ingressou nas fileiras do extinto IPELCY (Instituto de Pesquisas e Estudo da Língua e Cultura Yorubá), dirigido por Jairo d´Osogiyan. Exerce o cargo de Diretor de Cultura e Comunicação da ANMA - Associação Nacional de Mídia Afro. É proprietário da agência Marfim Assessoria & Eventos. Faz parte da equipe de duas das maiores premiações do jornalismo brasileiro, o Embratel e o Petrobras. É editor responsável pelo jornal web Awùre – http://www.awure.jor.br – veículo que aglutina os momentos mais importantes da cultura e religiosidade afro-brasileira.

Related posts

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *