Breaking News

Jejé de Oyá ganha bloco carnavalesco e lançamento será nesta quinta-feira

Da Redação – Isabela Mercuri

04/02/2016 – 09:58

 

Foto: Reprodução O saudoso Jejé de Oyá – falecido no mês de janeiro, pouco antes do carnaval – será homenageado com um bloco em seu nome. Os ‘filhos de Oyá’ terão seu primeiro desfile na próxima segunda-feira (8), saindo às 14h da Praça Santos Dummond.
Foto: Reprodução
O saudoso Jejé de Oyá – falecido no mês de janeiro, pouco antes do carnaval – será homenageado com um bloco em seu nome. Os ‘filhos de Oyá’ terão seu primeiro desfile na próxima segunda-feira (8), saindo às 14h da Praça Santos Dummond.

Jejé foi um ícone do carnaval cuiabano. Tanto que em seu velório, todos os amigos e companheiros lembraram de sua irreverência. Telma Couto, por exemplo, afirmou: “Ele era o rei do carnaval. Eu era criança e me lembro que nos carnavais de rua as pessoas gritavam ‘Lá vem Jejé!’, e ele aparecia. Era conhecido de muitas famílias, frequentava as festas da alta sociedade, sabia de tudo. Quando eu cresci e adquiri mais maturidade, percebi o quanto ele era corajoso… era negro, homossexual, pobre, tinha tudo para não crescer na vida naquela época, e mesmo assim ele não se deixou abater pelas dificuldades. Foi um grande guerreiro”.

Agora, toda sua história será homenageada pelo bloco. Para os organizadores, essa será uma união entre a paixão pelos antigos carnavais e a homenagem a Jejé, “um de seus filhos mais queridos”.

Para isso, o bloco contará com um boneco gigante do filho de Oyá. Artistas, amigos, admiradores e foliões se juntarão para o cortejo, e juntos descerão a praça Santos Dumond animados por um carro de som, chegando por fim à praça da mandioca.

Lançamento

Nesta quinta-feira (4), acontece o lançamento do bloco no Gran Bazar, na Praça da Mandioca, a partir das 20h. A entrada é franca, e haverá no local venda de camisetas para o bloco.

Chapada

Em Chapada dos Guimarães, Jejé também será homeaneado pelo bloco ‘Quem é ele, quem é ela’. Também na ocasião de seu velório, Carlos Estevão, presidente do bloco, afirmou que desde o primeiro desfile o colunista era cotado como tema.

Serviço

O que: Bloco de Carnaval “Vem Oya Jejé”
Onde: A concentração Praça Santos Dumont á partir das 14:00. E a saída do bloco às 17.30
Quando: 08 de Fevereiro (Segunda-feira)
Trajeto: saindo da praça, indo pela rua Cândido Mariano, passando pela praça da Igreja Boa Morte, encerrando o entrudo na Praça da mandioca.

 

Extraído do portal Olhar Direto / Cuiabá – MT
http://www.olhardireto.com.br/conceito/noticias/exibir.asp?noticia=Jeje_de_Oya_ganha_bloco_carnavalesco_e_lancamento_sera_nesta_quinta-feira&edt=0&id=10164

About The Author

Sérgio Carvalho se iniciou na Umbanda, pelo Babalorixá Arnaldo de Omulu (in memorian), na T.E.Nanã Buruquê, realizando sua camarinha em dezembro de 1995. Em 2001, se iniciou no Candomblé pelas mãos do Babalorixá Jô d´Osogiyan, no Asé Omin Oiyn Ilè, sendo neto de Iyá Nitinha d´Osun (in memorian), do Asé Engenho Velho - Miguel Couto - RJ. Militante em prol da defesa da religião afro-brasileira, ingressou nas fileiras do extinto IPELCY (Instituto de Pesquisas e Estudo da Língua e Cultura Yorubá), dirigido por Jairo d´Osogiyan. Exerce o cargo de Diretor de Cultura e Comunicação da ANMA - Associação Nacional de Mídia Afro. É proprietário da agência Marfim Assessoria & Eventos. Faz parte da equipe de duas das maiores premiações do jornalismo brasileiro, o Embratel e o Petrobras. É editor responsável pelo jornal web Awùre – http://www.awure.jor.br – veículo que aglutina os momentos mais importantes da cultura e religiosidade afro-brasileira.

Related posts

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *