Breaking News

Jornalista prepara novo “Mapa da Intolerância Religiosa”

Publicado em Quinta, 25 Junho 2015 12:34

Escrito por Empresa Brasil de Comunicação

 

O jornalista Marcio Gualberto, autor do “Mapa da Intolerância Religiosa 2011/2012”, está finalizando um novo documento com dados mais recentes para ser lançado no fim de julho. Nesta quinta-feira, 25, Gualberto antecipa algumas conclusões que estarão do novo levantamento no Amazônia Brasileira, que começou às 8h na Nacional da Amazônia.

Dessa vez, em tempos de ataques a terreiros e pessoas de religiões de matriz africana, o relatório traz olhar especial sobre o preconceito contra essas religiões. O capítulo “Construção Imagética das Religiões Afro-Brasileiras” vai tratar da forma como essas religiões são apresentadas na mídia, e em algumas igrejas neopentecostais.

O relatório revela que, hoje, no Brasil são criadas 14 mil denominações por ano. Do ponto de vista objetivo, muitas delas visam os mesmos fiéis que praticam os cultos afro-brasileiros o que gera conflitos em áreas específicas. Gualberto ainda vai comentar os recentes ataques às religiões de matriz africana.

Amazônia Brasileira vai ao ar a partir das 8h na Rádio Nacional da Amazônia, em rede com a Rádio Nacional do Alto Solimões, onde é transmitido ao vivo às 5h. A produção e a apresentação são de Beth Begonha.

(Imagem: Fernando Frazão/ABr)
(Imagem: Fernando Frazão/ABr)

 

Extraído do Portal Comunique-se
http://portal.comunique-se.com.br/index.php/sub-destaque-home/77742-jornalista-prepara-novo-mapa-da-intolerancia-religiosa

About The Author

Sérgio Carvalho se iniciou na Umbanda, pelo Babalorixá Arnaldo de Omulu (in memorian), na T.E.Nanã Buruquê, realizando sua camarinha em dezembro de 1995. Em 2001, se iniciou no Candomblé pelas mãos do Babalorixá Jô d´Osogiyan, no Asé Omin Oiyn Ilè, sendo neto de Iyá Nitinha d´Osun (in memorian), do Asé Engenho Velho - Miguel Couto - RJ. Militante em prol da defesa da religião afro-brasileira, ingressou nas fileiras do extinto IPELCY (Instituto de Pesquisas e Estudo da Língua e Cultura Yorubá), dirigido por Jairo d´Osogiyan. Exerce o cargo de Diretor de Cultura e Comunicação da ANMA - Associação Nacional de Mídia Afro. É proprietário da agência Marfim Assessoria & Eventos. Faz parte da equipe de duas das maiores premiações do jornalismo brasileiro, o Embratel e o Petrobras. É editor responsável pelo jornal web Awùre – http://www.awure.jor.br – veículo que aglutina os momentos mais importantes da cultura e religiosidade afro-brasileira.

Related posts

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *