Breaking News

Lagoas do Norte: pais de santo visitam obra da Praça dos Orixás

Diálogo com os povos de terreiro promove o entendimento sobre como ficará o espaço

29/05/2017 – 12h17 

 

Membros do Conselho Consultivo das Comunidades Tradicionais de Terreiros de Teresina e do Comitê Lagoas do Norte visitaram, na manhã desta segunda-feira (29), as obras da Praça dos Orixás, espaço público em homenagem às religiões de matrizes africanas, Umbanda e Candomblé. A intervenção faz parte da segunda etapa do Programa Lagoas do Nortes.
A praça, que fica localizada na área do Parque Lagoas do Norte, tem espaço para eventos, palco, estacionamento, além de 13 esculturas: dez orixás e três entidades representando a Umbandala.
“A praça está saindo como esperávamos. Nós precisamos ter esse espaço para fazer nossas orações, nossos encontros. Para quem não é da Umbanda ou do Candomblé, vai conhecer um pouco da história dessas religiões de matrizes africanas”, afirma o pai Fabrício Marques.  
Durante a visita, os Membros do Conselho Consultivo das Comunidades Tradicionais de Terreiros de Teresina definiram que tipo de mudas serão plantadas no espaço e onde serão fixadas as esculturas dos orixás e das entidades representativas de Umbanda. “Está muito bonito. Acho que está como estávamos pensando. E agora estamos vendo e discutindo esses ajustes finais”, ressalta o pai Rondinele Santos.
A gerente do Parque Lagoas do Norte, Viviane Bandeira, destaca que a visita faz parte do processo de diálogo que vem sendo construído desde a elaboração do Projeto da Praça dos Orixás. “Essa visita de hoje é importante para que possamos ouvir os pais e mães de santo nos ajustes finais da praça. Esse diálogo vem ocorrendo desde o início, quando começou a se discutir o projeto e vem sendo continuado de forma a atender aos anseios e à vontade do povo de terreiro”, afirma a gerente do Parque Lagoas do Norte, Viviane Bandeira.

 

 

Extraído do portal institucional do Governo do Estado do Piauí – Teresina – PI
http://www.portalpmt.teresina.pi.gov.br/noticia/Lagoas-do-Norte-pais-de-santo-visitam-obra-da-Praca-dos-0rixas/14768

About The Author

Sérgio Carvalho se iniciou na Umbanda, pelo Babalorixá Arnaldo de Omulu (in memorian), na T.E.Nanã Buruquê, realizando sua camarinha em dezembro de 1995. Em 2001, se iniciou no Candomblé pelas mãos do Babalorixá Jô d´Osogiyan, no Asé Omin Oiyn Ilè, sendo neto de Iyá Nitinha d´Osun (in memorian), do Asé Engenho Velho - Miguel Couto - RJ. Militante em prol da defesa da religião afro-brasileira, ingressou nas fileiras do extinto IPELCY (Instituto de Pesquisas e Estudo da Língua e Cultura Yorubá), dirigido por Jairo d´Osogiyan. Exerce o cargo de Diretor de Cultura e Comunicação da ANMA - Associação Nacional de Mídia Afro. É proprietário da agência Marfim Assessoria & Eventos. Faz parte da equipe de duas das maiores premiações do jornalismo brasileiro, o Embratel e o Petrobras. É editor responsável pelo jornal web Awùre – http://www.awure.jor.br – veículo que aglutina os momentos mais importantes da cultura e religiosidade afro-brasileira.

Related posts

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *