Breaking News

Lançamento do Media Ownership Monitor (MOM) Brasil

O Intervozes – Coletivo Brasil de Comunicação Social tem o prazer de convidar você ​​p​ara a atividade de lançamento do Projeto “Media Ownership Monitor (MOM)”, a ser realizada no dia 04 de julho de 2017, às 19 horas, na Casa Pública, localizada na Rua Dona Mariana, 81, Botafogo.

“Media Ownership Monitor (MOM)” será realizado pela primeira vez no Brasil numa parceria entre o Intervozes, responsável por desenvolver a pesquisa e a organização internacional Repórteres Sem Fronteira (RSF) idealizadora e financiadora do projeto.

A pesquisa tem por objetivo mapear os proprietários dos meios de comunicação no país onde está sendo desenvolvida, visando garantir maior transparência na mídia. No Brasil a pesquisa terá a duração de quatro meses, sendo iniciada no mês de julho próximo e tendo como previsão de ser finalizada e lançada no mês de outubro.

São usados indicadores produzidos em âmbito internacional como EU-funded Media Pluralism Monitor, do Centro de Media com Pluralismo e Liberdade (CMPF) do Instituto Universitário Europeu de Florença, “Indicadores de Desenvolvimento da Mídia”, produzido pela UNESCO, o estudo do Conselho Europeu sobre metodologias para medir a concentração dos meios de comunicação, o Mediabarómetro da Fundação Friedrich-Ebert e a pesquisa da Access Info sobre transparência de propriedade.

Além da equipe de pesquisadores, o projeto conta ainda com um Conselho de Especialistas, voluntário e de caráter consultivo, que será acionado ao longo do desenvolvimento da pesquisa para produzir contribuições e propor soluções a eventuais desafios que se apresentarem durante o levantamento e a análise dos dados.

Serão 15 conselheiros de diferentes áreas de atual dentro do setor da comunicação, como pesquisadores, professores e jornalistas. A composição levou em conta, ainda, a diversidade étnico-racial e de gênero e a distribuição regional dos convidados.

Gostaríamos muitíssimos de contar com a sua presença no evento, que contará com a participação do diretor internacional do projeto “Media Ownership Monitor (MOM)” Olaf Steenfadt, da Repórteres Sem Fronteiras (RSF). 


Atenciosamente,

Iara Mour​a e Mônica Mourão​
Coordenadora​s  do ​ Coletivo  Intervozes

Artur Romeu
Coordenador de Comunicação RSF América Latina

Serviço:

O quê: Lançamento do Projeto “Media Ownership Monitor (MOM)”
Quando: 04 de julho de 2017, às 19h
Onde: Casa Pública – Rua Dona Mariana, 81, Botafogo.
Realização: Intervozes – Coletivo Brasil de Comunicação Social e Repórteres Sem Fronteiras

 
Fonte: ASCOM

About The Author

Sérgio Carvalho se iniciou na Umbanda, pelo Babalorixá Arnaldo de Omulu (in memorian), na T.E.Nanã Buruquê, realizando sua camarinha em dezembro de 1995. Em 2001, se iniciou no Candomblé pelas mãos do Babalorixá Jô d´Osogiyan, no Asé Omin Oiyn Ilè, sendo neto de Iyá Nitinha d´Osun (in memorian), do Asé Engenho Velho - Miguel Couto - RJ. Militante em prol da defesa da religião afro-brasileira, ingressou nas fileiras do extinto IPELCY (Instituto de Pesquisas e Estudo da Língua e Cultura Yorubá), dirigido por Jairo d´Osogiyan. Exerce o cargo de Diretor de Cultura e Comunicação da ANMA - Associação Nacional de Mídia Afro. É proprietário da agência Marfim Assessoria & Eventos. Faz parte da equipe de duas das maiores premiações do jornalismo brasileiro, o Embratel e o Petrobras. É editor responsável pelo jornal web Awùre – http://www.awure.jor.br – veículo que aglutina os momentos mais importantes da cultura e religiosidade afro-brasileira.

Related posts

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *