Breaking News

Lançamento do Projeto Oxê acontece nesta quinta-feira

Projeto ”Oxê: Educação, Justiça e Cidadania”

27/05/2015 – 10:28

(Foto: Assessoria de Imprensa)
(Foto: Assessoria de Imprensa)

Será lançado nesta quinta-feira, 28, às 18h30, o projeto “Oxê: Educação, Justiça e Cidadania”, uma realização da Sociedade de Estudos Étnicos, Políticos, Sociais e Culturais OMOLÀIYÉ, com patrocínio do Fundo BAOBÁ para Equidade Racial. A Sociedade OMOLÀIYÉ realiza e articula atividades de Promoção da Igualdade Racial, combate ao racismo e a intolerância religiosa, em áreas como educação, saúde, cultura, com a juventude e outros segmentos da sociedade. A sede da OAB fica na avenida Ivo do Prado, 1072, no bairro São José.

A Instituição foi indicada ao prêmio Anu, idealizado pela CUFA, com o projeto IDARÀ: Construindo cidadania com as Comunidades de Terreiros, e em 2013 recebeu o Prêmio Abdias do Nascimento da Assembleia Legislativa do Estado de Sergipe como uma das 10 iniciativas exitosas do estado em Promoção para a Igualdade Racial. Atualmente coordena a CONEN no Estado – Coordenação Nacional de Entidades Negras.

Criado em 2011, o Fundo Baobá para Equidade Racial é uma organização sem fins lucrativos e seu objetivo é mobilizar pessoas e recursos, no Brasil e no exterior, para apoiar projetos pró-equidade racial de organizações da sociedade civil (OSCs) afro-brasileiras.

O Projeto “Oxê” tem como objetivo a capacitação e formação de um grupo de profissionais do direito, do serviço social e da psicologia para o enfrentamento do racismo, intolerância e discriminação religiosa em Sergipe, focada nas Comunidades Religiosas de Presenças Africanas no Estado, uma vez que, o racismo se encontra aí muitas vezes imbricado, nas diversas ocorrências.

O projeto ambiciona ainda a formação de equipe multidisciplinar para atendimento às vítimas em casos de racismo, intolerância e discriminação religiosa, assim como a criação de um espaço na rede de comunicação online para denúncias, informações e interação. No projeto está previsto ainda o registro em audiovisual de todo curso de formação, e a produção e distribuição de uma cartilha informativa sobre o procedimento em caso de discriminação étnico-racial e religiosa, e sobre as leis que punem essas práticas, além de outras informações.

No lançamento acontecerão palestras com a participação do Prof. Dr. PH.D. Xavier Vatin (UFRB) e do Presidente da Comissão de Igualdade Racial da OAB/SE, o Prof. Dr. Ilzver Matos, seguidas de debate e de um coquetel afro.

Fonte: Assessoria de Imprensa

 

Extraído do portal Infonet
http://www.infonet.com.br/educacao/ler.asp?id=173119

About The Author

Sérgio Carvalho se iniciou na Umbanda, pelo Babalorixá Arnaldo de Omulu (in memorian), na T.E.Nanã Buruquê, realizando sua camarinha em dezembro de 1995. Em 2001, se iniciou no Candomblé pelas mãos do Babalorixá Jô d´Osogiyan, no Asé Omin Oiyn Ilè, sendo neto de Iyá Nitinha d´Osun (in memorian), do Asé Engenho Velho - Miguel Couto - RJ. Militante em prol da defesa da religião afro-brasileira, ingressou nas fileiras do extinto IPELCY (Instituto de Pesquisas e Estudo da Língua e Cultura Yorubá), dirigido por Jairo d´Osogiyan. Exerce o cargo de Diretor de Cultura e Comunicação da ANMA - Associação Nacional de Mídia Afro. É proprietário da agência Marfim Assessoria & Eventos. Faz parte da equipe de duas das maiores premiações do jornalismo brasileiro, o Embratel e o Petrobras. É editor responsável pelo jornal web Awùre – http://www.awure.jor.br – veículo que aglutina os momentos mais importantes da cultura e religiosidade afro-brasileira.

Related posts

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *