Breaking News

‘Lavagem das Escadarias’ da igreja São Benedito acontece pela primeira vez com a presença de quilombola

Da Redação – Isabela Mercuri

19 Jun 2017 – 14:00

Foto: Iphan / Marcelo Reis Lavagem das escadarias do Senhor do Bonfim, na Bahia, uma das mais famosas do país

 

Pela primeira vez – em mais de duzentos anos – acontecem nas igrejas Nossa Senhora do Rosário e São Benedito o ritual de ‘Lavagem das Escadarias’, no próximo sábado (24), a partir das 8h30. O ritual, tradição das comunidades de religião afro brasileiras, vem para pedir respeito a todas as crenças e dizer não ao preconceito e racismo. Participa do evento, inclusive, o senhor Antônio Multo, mais antigo remanescente quilombola de Mata Cavalo.

O ritual tradicional acontece com cânticos e hinos religiosos, além de toques de tambores e todos vestidos de branco. De acordo com a comissão organizadora, lavar as escadarias simboliza “Lavar as tristezas, pedir paz e saúde, sempre com a proteção de São Benedito”.

De acordo com a assessoria, o ritual é feito com a essência de alfazema, flores e água, e busca partilhar com o público a energia positiva das ervas e dos elementos da natureza, pois seus seguidores acreditam na importância desses elementos no tratamento terapêutico, energético e também com a benção de todos os orixás.  

A concentração para o evento acontece na Rua Bandeirantes, e são esperadas cerca de trezentas pessoas. Antônio Mulato, o quilombola que fará uma participação especial, irá acompanhado da comunidade escolar.
Ele completou 113 anos no último mês de junho, e é o mais antigo remanescente quilombola, morador do quilombo de Mata Cavalo, em Nossa Senhora do Livramento.

A realização do evento é da Associação Umbandista de Mato Grosso, Federação Nacional de Umbanda e dos Cultos Afro Brasileiros e Federação de Umbanda e Candomblé do Estado de Mato Grosso.
 
Serviço

Lavagem das escadarias
Data: Sábado, 24
Horário: 8h30

 

Extraído do site de notícias Olhar Conceito / Cuiabá – MT
http://www.olhardireto.com.br/conceito/noticias/exibir.asp?id=13470&noticia=lavagem-das-escadarias-da-igreja-sao-benedito-acontece-pela-primeira-vez-com-a-presenca-de-quilombola

About The Author

Sérgio Carvalho se iniciou na Umbanda, pelo Babalorixá Arnaldo de Omulu (in memorian), na T.E.Nanã Buruquê, realizando sua camarinha em dezembro de 1995. Em 2001, se iniciou no Candomblé pelas mãos do Babalorixá Jô d´Osogiyan, no Asé Omin Oiyn Ilè, sendo neto de Iyá Nitinha d´Osun (in memorian), do Asé Engenho Velho - Miguel Couto - RJ. Militante em prol da defesa da religião afro-brasileira, ingressou nas fileiras do extinto IPELCY (Instituto de Pesquisas e Estudo da Língua e Cultura Yorubá), dirigido por Jairo d´Osogiyan. Exerce o cargo de Diretor de Cultura e Comunicação da ANMA - Associação Nacional de Mídia Afro. É proprietário da agência Marfim Assessoria & Eventos. Faz parte da equipe de duas das maiores premiações do jornalismo brasileiro, o Embratel e o Petrobras. É editor responsável pelo jornal web Awùre – http://www.awure.jor.br – veículo que aglutina os momentos mais importantes da cultura e religiosidade afro-brasileira.

Related posts

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *