Breaking News

Lavagem do Bonfim já tem data de início para os festejos

Da Redação, com informações de Roseli Servilha

Sex , 02/12/2016 às 14:38 | Atualizado em: 02/12/2016 às 15:22

 

Momento da lavagem do adro da igrejaRaul Spinassé | Ag. A TARDE | 12.01.2012
Momento da lavagem do adro da igrejaRaul Spinassé | Ag. A TARDE | 12.01.2012

A tradicional lavagem do Bonfim já tem data para começar os festejos, dia 12 de janeiro, na conhecida 2ª quinta-feira do ano, Salvador vai receber os milhares de fiéis do padroeiro Senhor Bom Jesus do Bonfim. A novidade para 2017: pela primeira vez a basília abrirá o adro para acesso do povo no dia da lavagem.

Em uma entrevista coletiva na manhã desta sexta-feira, 2, o padre Edson falou como acontece os tradicionais festejos com a presença da imagem de Nossa Senhora: “A imagem peregrina de Nossa Senhora chegará dia 13, às 19h, será acolhida no adro da basílica, ficará no altar próxima a imagem do Senhor do Bonfim e, no dia da festa, dia 15, irá participar da procissão, saindo juntamente com a imagem do senhor do Bonfim, que é para todos nós um privilegio” concluiu o padre.

1ª vez

Que o adro da igreja será aberto aos fiéis no dia da lavagem

A igreja do Bonfim já começou os preparativos para receber os homens, mulheres e crianças que lotarão as ruas e a basílica, entre os dias 5 e 15 de janeiro. Começando com a novena (celebração em preparação para a festa), até o dia da procissão dos Três Pedidos, no dia 15 de janeiro, onde o Senhor do Bonfim encerra seus festejos, com o encontro dos fiéis na Igreja Nossa Senhora dos Mares onde seguem até a Basílica do Bonfim, onde acontece o rito.

O cortejo seguirá pelas ruas da cidade baixa em direção à basílica, onde padre Edson Menezes receberá os fiéis para a bênção da água.

Confira a programação:

Novenário: De 05/01 a 14/01, começando todos os dias às 19h.

Lavagem do Bonfim:

12/01/2017 – Quinta-feira: Tradicional lavagem do adro da Basílica Santuário do Bonfim

8h – Saída da 4ª Caminhada da Conceição da Praia – Comércio (Lavagem de Corpo e Alma).

Lema: Ele está no meio de nós

9h – Show de músicas religiosas no adro da Igreja do Bonfim, preparando o público para o momento da benção que será dada para o povo.

12h – Acolhida às baianas pelos membros da Irmandade – Devoção do Senhor do Bonfim e entrega das vassouras para a Lavagem do Adro da Basílica Santuário do Bonfim.

No final da lavagem, a imagem peregrina do Senhor do Bonfim deverá ficar próximo à porta principal da igreja para veneração pública dos fiéis até às 18h.

Visita a imagem jubilar de Aparecida

De 13 a 16 – Visita da imagem jubilar de Nossa Senhora Aparecida à Basílica Santuário.

Dia da Festa

15/01/2017 – Domingo

5h – Alvorada

Missas: 5h, 6h, 7h30min

10h – Missa solene presidida por Dom Murilo Sebastião Ramos Krieger, scj, arcebispo metropolitano.

16h – Grande procissão dos três pedidos com a participação de várias imagens do Bom Jesus, em demonstração de devoção.

Local de saída: Igreja dos Mares.

O ritual dos Três Pedidos começa na chegada à Colina, quando três voltas são dadas em torno da Basílica Santuário. Encerra-se com a benção do Santíssimo Sacramento e queima de fogos de artifício.

 

 

Extraído do site do Jornal A Tarde / Salvador – BA
http://atarde.uol.com.br/bahia/salvador/noticias/1821028-lavagem-do-bonfim-ja-tem-data-de-inicio-para-os-festejos

About The Author

Sérgio Carvalho se iniciou na Umbanda, pelo Babalorixá Arnaldo de Omulu (in memorian), na T.E.Nanã Buruquê, realizando sua camarinha em dezembro de 1995. Em 2001, se iniciou no Candomblé pelas mãos do Babalorixá Jô d´Osogiyan, no Asé Omin Oiyn Ilè, sendo neto de Iyá Nitinha d´Osun (in memorian), do Asé Engenho Velho - Miguel Couto - RJ. Militante em prol da defesa da religião afro-brasileira, ingressou nas fileiras do extinto IPELCY (Instituto de Pesquisas e Estudo da Língua e Cultura Yorubá), dirigido por Jairo d´Osogiyan. Exerce o cargo de Diretor de Cultura e Comunicação da ANMA - Associação Nacional de Mídia Afro. É proprietário da agência Marfim Assessoria & Eventos. Faz parte da equipe de duas das maiores premiações do jornalismo brasileiro, o Embratel e o Petrobras. É editor responsável pelo jornal web Awùre – http://www.awure.jor.br – veículo que aglutina os momentos mais importantes da cultura e religiosidade afro-brasileira.

Related posts

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *