Breaking News

Liberdade religiosa e homenagens na Câmara Municipal do Rio

18/03/2017 – 05:30

 

A Associação de Pescadores da Barra da Tijuca-APELABATA em parceria com o Grupo de Comunicação e Produção Cultural- OFARERE promovem nesta segunda-feira 20 de março, um grande encontro de instituições e lideranças religiosas afro-brasileiras, na Praça Marechal Floriano (Cinelândia) e na Câmara Municipal do Rio de Janeiro.

Na Praça será feita uma roda com cânticos e danças para Yemanjá, motivo principal do encontro. Segundo o Ogan e coordenador do Grupo OFARERE, Israel Evangelista, em 2012 uma imagem representando Yemanjá, que ficava no quebra do Posto 01 da Avenida do Pepê na Barra da Tijuca, foi completamente destruída. Essa imagem era reverenciada pelos pescadores da região como protetora dos seus trabalhos e símbolo da relação deles com a natureza.

Na época, o Grupo Ofarerê, o Movimento Afro Religioso RJ, a Apelabata, várias instituições e sacerdotes conseguiram, através do Prêmio Ações Locais, instalar uma nova imagem com 780kg de concreto.

Ainda segundo Israel Evangelista, logo após os cânticos e danças para Yemanjá na Praça Marechal Floriano todos entrarão na Câmara Municipal para participarem de uma solenidade de homenagens e reconhecimento a todos que de alguma forma contribuíram para a reinstalação da imagem de Yemanjá.

Durante as homenagens, temas como liberdade e intolerância religiosa serão retratados.

Dentre as personalidades homenageadas estão:

Mãe Regina Lúcia do Axé Opó Afonjá.

Mãe Beata de Yemanjá.

Mãe Meninazinha de Oxum.

Mãe Mimi de Nanã.

Mãe Almerinda da Oxum.

Mãe Francis de Yemanjá.

Mãe Edelzuita de Oxaguian.

Doné Glorinha de Tokweno.

Gayaku Deusimar.

In Memorian: Ìyá Regina de Bamgboṣe, Ìyá Nilzete de Yemanjá do Axé Oxumarê e Pai Caboclo Venta de Axé.

 

Programação:

Às 16h, na Praça Marechal Floriano (Cinelândia), roda com cânticos e danças para Yemanjá.

Às 17h, Cerimônia com Homenagens na Câmara Municipal do Rio de Janeiro. Pça Floriano s/n, Cinelândia/RJ.

Axé!

Fonte: Extra/Globo

 

Extraído do site de notícias Boa Informação / Penedo – AL
https://boainformacao.com.br/2017/03/liberdade-religiosa-e-homenagens-na-camara-municipal-do-rio/

About The Author

Sérgio Carvalho se iniciou na Umbanda, pelo Babalorixá Arnaldo de Omulu (in memorian), na T.E.Nanã Buruquê, realizando sua camarinha em dezembro de 1995. Em 2001, se iniciou no Candomblé pelas mãos do Babalorixá Jô d´Osogiyan, no Asé Omin Oiyn Ilè, sendo neto de Iyá Nitinha d´Osun (in memorian), do Asé Engenho Velho - Miguel Couto - RJ. Militante em prol da defesa da religião afro-brasileira, ingressou nas fileiras do extinto IPELCY (Instituto de Pesquisas e Estudo da Língua e Cultura Yorubá), dirigido por Jairo d´Osogiyan. Exerce o cargo de Diretor de Cultura e Comunicação da ANMA - Associação Nacional de Mídia Afro. É proprietário da agência Marfim Assessoria & Eventos. Faz parte da equipe de duas das maiores premiações do jornalismo brasileiro, o Embratel e o Petrobras. É editor responsável pelo jornal web Awùre – http://www.awure.jor.br – veículo que aglutina os momentos mais importantes da cultura e religiosidade afro-brasileira.

Related posts

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *