Líder do candomblé brasiliense, Mãe Baiana de Oyá lança autobiografia

BENTO VIANA/DIVULGAÇÃO

Livro resgata história de uma das principais lideranças espirituais do candomblé no DF e importante militante nacional pela população negra

 

BENTO VIANA/DIVULGAÇÃO

CLARA CAMPOLI

29/05/2018 18:52

 

Uma das maiores lideranças do candomblé no Distrito Federal, Adna Santos, melhor conhecida como a Yalorixá Mãe Baiana de Oyá, lança nesta semana sua autobiografia. A obra, intitulada Chão & Paz, percorre os fatos mais marcantes desde a infância da religiosa, quando ela partiu do sertão da Bahia, até os dias atuais, como mãe de Santo na capital federal.

Na terça-feira (29), Mãe Baiana fará o lançamento do livro em seu terreiro, Ilê Axé Oyá Bagan, localizado no Núcleo Rural Tamanduá. O segundo dia de evento, quarta-feira (30) acontecerá durante a IV Conferência Nacional de Promoção da Igualdade Racial, no Centro de Convenções de Brasília.

Mãe Baiana teve seu terreiro incendiado há alguns anos. “Quando reinaugurei pela terceira vez meu terreiro, que dessa vez renascia das cinzas literalmente, fruto de um incêndio criminoso, passou um filme na minha cabeça. Eu sabia que precisava dizer ao mundo essa história, que não é somente minha, é de muita gente que luta contra a intolerância religiosa, contra o racismo e sobretudo gente que luta pelo seu chão e pela sua paz”, afirma mãe Baiana.

Lançamento do livro Chão e Paz – autobiografia de Mãe Baiana de Oyá
Terça-feira (29), às 19h, no Ilê Axé Oyá Bagan (Córrego Tamanduá, Trecho 9, Chácara 13). Quarta-feira (30), às 12h30, na IV Conferência Nacional de Promoção da Igualdade Racial, no Centro de Convenções do Brasil (Eixo Monumental). Entrada gratuita.

 

Extraído do site da Revista Metropoles
https://www.metropoles.com/entretenimento/literatura/lider-do-candomble-brasiliense-mae-baiana-de-oya-lanca-autobiografia

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *