Breaking News

LITERATURA: Livro que reúne receitas e histórias afro-baianas é lançado hoje

 

O livro Cozinhando Histórias: Receitas, Histórias e Mitos de Pratos Afro-brasileiros é resultado de 6 anos de trabalho

Da Redação (redacao@correio24horas.com.br)

26/11/2015 10:31:00Atualizado em 26/11/2015 10:33:51

 

Resultado de uma oficina de culinária criativa promovida pela Fundação Pierre Verger, o livro Cozinhando Histórias: Receitas, Histórias e Mitos de Pratos Afro-brasileiros (R$ 49, |140 páginas) tem lançamento nesta quinta-feira (26) em Salvador, na sede do Espaço Cultural Pierre Verger, no Engenho Velho de Brotas, das 16h às 18h.

Livro que reúne receitas e histórias afro-baianas é lançado hoje (Foto: Arquivo Correio)
Livro que reúne receitas e histórias afro-baianas é lançado hoje
(Foto: Arquivo Correio)

Organizado por Josmara Fregonese, Marlene Jesus da Costa e Nancy de Souza, a publicação é resultado de seis anos de trabalho das três autoras com jovens. O Espaço Cultural faz parte da fundação que cuida da obra do fotógrafo e etnólogo francês Pierre Verger (1902 – 1996) e oferece uma série de oficinas, há mais de uma década. Entre elas, está a de Culinária Criativa, iniciada em 2009.

No projeto, cada receita preparada era acompanhada por uma história sobre sua origem ou um mito de orixá que explicava aquele alimento. Quem contava era Nancy, mais conhecida como Vovó Cici, carioca radicada na Bahia há muitos anos.

Na sua convivência de décadas com o candomblé, ela se encantou com os mitos dos orixás e as tantas histórias que acompanham a cultura afro-brasileira. Nancy também teve uma convivência direta com Pierre Verger, nos últimos anos da vida dele. Marlene ficou responsável pelo preparo dos pratos.

Morando desde pequena na vizinhança da casa de Verger, a baiana trouxe para o projeto os ensinamentos de sua avó sobre a culinária popular e baiana. Também ajudou a criar pratos novos, aproveitando doações de alimentos que o espaço recebia para a merenda dos alunos.

Marlene e os jovens aprendizes prepararam as receitas; e Josmara fotografou todo o processo para o livro, que também traz fotos de Pierre Verger. As autoras falam sobre o projeto durante o lançamento.

 

Extraído do site do Jornal Correio 24h / Salvador – BA
http://www.correio24horas.com.br/single-entretenimento/noticia/livro-que-reune-receitas-e-historias-afro-baianas-e-lancado-hoje/?cHash=abaa9a34f53315220e77d55e63967c1b

About The Author

Sérgio Carvalho se iniciou na Umbanda, pelo Babalorixá Arnaldo de Omulu (in memorian), na T.E.Nanã Buruquê, realizando sua camarinha em dezembro de 1995. Em 2001, se iniciou no Candomblé pelas mãos do Babalorixá Jô d´Osogiyan, no Asé Omin Oiyn Ilè, sendo neto de Iyá Nitinha d´Osun (in memorian), do Asé Engenho Velho - Miguel Couto - RJ. Militante em prol da defesa da religião afro-brasileira, ingressou nas fileiras do extinto IPELCY (Instituto de Pesquisas e Estudo da Língua e Cultura Yorubá), dirigido por Jairo d´Osogiyan. Exerce o cargo de Diretor de Cultura e Comunicação da ANMA - Associação Nacional de Mídia Afro. É proprietário da agência Marfim Assessoria & Eventos. Faz parte da equipe de duas das maiores premiações do jornalismo brasileiro, o Embratel e o Petrobras. É editor responsável pelo jornal web Awùre – http://www.awure.jor.br – veículo que aglutina os momentos mais importantes da cultura e religiosidade afro-brasileira.

Related posts

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *