Breaking News

Livro sobre Exu será lançado em Salvador

Da Redação | Sex, 24/10/2014 às 14:38 | Atualizado em: 24/10/2014 às 15:33

 

  Arlete Soares | Divulgação   O livro contém textos de Mestre Didi e da antropóloga Juana Elbein
Arlete Soares | Divulgação O livro contém textos de Mestre Didi e da antropóloga Juana Elbein

Escrito pela antropóloga Juana Elbein dos Santos, em parceria com o Mestre Didi Asipa, o livro Èsù, apresenta o orixá Exu para os leitores. A obra será lançada na sexta-feira, 7 de novembro, às 18h, na Livraria Saraiva do Shopping Barra.

 

No livro, publicado pela Editora Corrupio, há cantigas de saudações em yorubá – que foram traduzidas para o inglês e português- e os itans (histórias contadas pelos babalaôs). O significado cultural e religioso no nagô-yorubá, seus princípios, ritos, os diversos tipos de Exú e sua importância na promoção das condições necessárias para os ciclos de vida são apresentados no livro que se divide em duas partes.

 

Nas religiões de origem africana, Exu é o princípio de tudo e um dos orixás mais cultuados do yorubá.

 

 

 

Extraído do site do Jornal A Tarde / Salvador-BA

http://atarde.uol.com.br/cultura/literatura/noticias/1633662-livro-sobre-exu-sera-lancado-em-salvador

About The Author

Sérgio Carvalho se iniciou na Umbanda, pelo Babalorixá Arnaldo de Omulu (in memorian), na T.E.Nanã Buruquê, realizando sua camarinha em dezembro de 1995. Em 2001, se iniciou no Candomblé pelas mãos do Babalorixá Jô d´Osogiyan, no Asé Omin Oiyn Ilè, sendo neto de Iyá Nitinha d´Osun (in memorian), do Asé Engenho Velho - Miguel Couto - RJ. Militante em prol da defesa da religião afro-brasileira, ingressou nas fileiras do extinto IPELCY (Instituto de Pesquisas e Estudo da Língua e Cultura Yorubá), dirigido por Jairo d´Osogiyan. Exerce o cargo de Diretor de Cultura e Comunicação da ANMA - Associação Nacional de Mídia Afro. É proprietário da agência Marfim Assessoria & Eventos. Faz parte da equipe de duas das maiores premiações do jornalismo brasileiro, o Embratel e o Petrobras. É editor responsável pelo jornal web Awùre – http://www.awure.jor.br – veículo que aglutina os momentos mais importantes da cultura e religiosidade afro-brasileira.

Related posts

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *