Breaking News

Mãe Stella de Oxóssi lança canal no YouTube

Mãe Stella fez questão de acompanhar o lançamento do canal no YouTube (Marina Silva)

 

Sacerdotisa fez questão de acompanhar o lançamento na manhã desta segunda (25)

Carmen Vasconcelos

carmen.vasconcelos@redebahia.com.br

25.09.2017, 17:56:04

Atualizado: 26.09.2017, 06:50:25

 

Muito angustiada com os problemas do cotidiano, certo dia, a filha de santo Fernanda de Nanã chegou ao Ilê Axé Opô Afonjá e Mãe Stella lhe contou um itan (mito) sobre como Orumilá conquistou a paciência, além de fertilidade, riqueza, longevidade e sabedoria de uma única vez. “Naquele momento, a história me acalentou o coração e me deu um ânimo redobrado para vencer as dificuldades”. A sabedoria da Ialorixá e as referências da cultura iorubá estarão disponíveis no canal do YouTube Da Cabeça de Mãe Stella. O novo canal foi lançado na manhã desta segunda-feira (25), num evento que contou com a presença da sacerdotisa, além de artistas e da imprensa local. O conteúdo será disponibilizado gratuitamente na plataforma.

A ideia de lançar o canal foi da própria Ialorixá que, em virtude problemas nos olhos, passou a estudar assuntos diversos por meio dos vídeos na rede social. “Estamos jogando uma semente, uma forma de fixar a cultura iorubá para que os mais novos tenham acesso de forma correta, sem deturpar a cultura ou a fé”, disse a mãe de santo. Se mostrando ainda muito frágil do ponto de vista físico, Mãe Stella acompanhou atenta ao lançamento (a Ialorixá ficou internada em virtude de complicações cardiológicas e neurológicas no final de junho).

Mãe Stella mostrou que é uma internauta assídua; com problemas de visão, ela passou a estudar a partir dos vídeos (Foto:Marina Silva)

O canal é composto por quatro séries de programas: Artigos de Mãe Stella, com a narração feita por atores do Bando de Teatro Olodum; Me Encontro com Mãe, com depoimentos de artistas como Margareth Menezes e Gerônimo Santana; O Que Mãe Gosta, com ações cotidianas festejadas pela sacerdotisa; Luz de Mãe, com mitos iorubanos narrados por iniciados. Todos os conteúdos são exclusivos e as atualizações serão realizadas todas as quartas-feiras. Assista ao vídeo que tem a participação de Gerônimo.

Durante o lançamento do canal, foram apresentadas atualizações do aplicativo Mãe Stella: uma Vida em Movimento, lançado há quatro meses; o formato e-book do livro Ejoline, além dos relançamentos dos títulos Meu Tempo é Agora e Oxóssi, o Caçador de Alegrias. Na oportunidade, Edu Casanova mostrou as composições de Mãe Stella que foram musicadas por ele e que trazem a sabedoria por trás das brincadeiras infantis.

No mito contado por Mãe Stella a sua filha de santo, Orumilá realizou cinco ebós que alimentaram espiritualmente um enviado de Olodumaré, que voltou ao Orun (reino dos orixás) alimentado e fortificado. Agradecido, o enviado voltou ao Aiyê (Terra)e com a missão de conceder a Orumilá a escolha de uma das cinco dádivas: sabedoria, riqueza, fertilidade, paciência e longevidade. Orumilá então consultou a família, as esposas, os irmãos e cada um o aconselhava a optar por uma dádiva diferente. Por fim, Orumilá vai consultar Exú, que o advertiu sobre a importância de ter paciência. Após a escolha, o enviado volta mais uma vez para o Orun, preocupado por não conseguir voltar com as outras dádivas que, apegadas à paciência, decidiram ficar na casa de Orunmilá. Olodumaré então lembra que as dádivas eram todas apegadas à paciência e quem a escolhesse ganharia as outras também.

O lançamento do novo canal do YouTube contou com o ator Jackson Costa e com a apresentadora Rita Batista como mestres de cerimônia. Jackson começou o evento declamando a poesia de Graziela Domni e Ruy Espinheira Filho, homenageado da Feira Literária de Cachoeira esse ano. Mãe Stella foi a primeira Ialorixá a receber o título de “imortal” pela Academia de Letras da Bahia (ALB), ocupando a cadeira de número 33, que tem como patrono o poeta Castro Alves. A sacerdotisa é autora de nove livros e foi a primeira mãe de santo a escrever sobre religião. Ela também é Doutora Honoris Causa, maior honraria concedida pela Universidade Federal da Bahia (Ufba).

 

Extraído do site do jornal Correio 24hs / Salvador – BA
http://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/mae-stella-de-oxossi-lanca-canal-no-youtube/

About The Author

Sérgio Carvalho se iniciou na Umbanda, pelo Babalorixá Arnaldo de Omulu (in memorian), na T.E.Nanã Buruquê, realizando sua camarinha em dezembro de 1995. Em 2001, se iniciou no Candomblé pelas mãos do Babalorixá Jô d´Osogiyan, no Asé Omin Oiyn Ilè, sendo neto de Iyá Nitinha d´Osun (in memorian), do Asé Engenho Velho - Miguel Couto - RJ. Militante em prol da defesa da religião afro-brasileira, ingressou nas fileiras do extinto IPELCY (Instituto de Pesquisas e Estudo da Língua e Cultura Yorubá), dirigido por Jairo d´Osogiyan. Exerce o cargo de Diretor de Cultura e Comunicação da ANMA - Associação Nacional de Mídia Afro. É proprietário da agência Marfim Assessoria & Eventos. Faz parte da equipe de duas das maiores premiações do jornalismo brasileiro, o Embratel e o Petrobras. É editor responsável pelo jornal web Awùre – http://www.awure.jor.br – veículo que aglutina os momentos mais importantes da cultura e religiosidade afro-brasileira.

Related posts

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *