Breaking News

Mãe Stella de Oxóssi recebe alta de hospital

Da Redação
Sex , 03/11/2017 às 14:11 | Atualizado em: 03/11/2017 às 14:13

 

 

Ialorixá estava internada do Hospital da BahiaJoá Souza | Ag. A TARDE

A ialorixá Mãe Stella de Oxóssi, de 92 anos, recebeu alta do Hospital da Bahia nesta quinta-feira, 2. Ela estava internada desde a última sexta-feira, 27, quando deu entrada na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) com fortes dores de cabeça e hipertensão arterial. 

Segundo informações da unidade médica, a paciente recebeu alta do médico cardiologista Jadelson Andrade após se apresentar “com quadro clinico neurológico e cardiológico, lúcida, vigil”. 

Mãe Stella se formou em enfermagem pela Escola Baiana de Medicina- área em que se aposentou – e ampliou o sentido desse cuidado ao se tornar ialorixá em 1976. É a quinta na sucessão do terreiro Ilê Axé Opô Afonjá, já comandado por Eugênia Anna dos Santos (Mãe Aninha – fundadora em 1910), Mãe Dadá, Mãe Senhora e Mãe Ondina. Iniciada por mãe Senhora, aos 13 anos, Mãe Stella sempre atuou na preservação da religião e contra o sincretismo. 

 

Extraído do site do Jornal A Tarde / Salvador –  BA
http://atarde.uol.com.br/bahia/salvador/noticias/1908972-mae-stella-de-oxossi-recebe-alta-de-hospital

 

About The Author

Sérgio Carvalho se iniciou na Umbanda, pelo Babalorixá Arnaldo de Omulu (in memorian), na T.E.Nanã Buruquê, realizando sua camarinha em dezembro de 1995. Em 2001, se iniciou no Candomblé pelas mãos do Babalorixá Jô d´Osogiyan, no Asé Omin Oiyn Ilè, sendo neto de Iyá Nitinha d´Osun (in memorian), do Asé Engenho Velho - Miguel Couto - RJ. Militante em prol da defesa da religião afro-brasileira, ingressou nas fileiras do extinto IPELCY (Instituto de Pesquisas e Estudo da Língua e Cultura Yorubá), dirigido por Jairo d´Osogiyan. Exerce o cargo de Diretor de Cultura e Comunicação da ANMA - Associação Nacional de Mídia Afro. É proprietário da agência Marfim Assessoria & Eventos. Faz parte da equipe de duas das maiores premiações do jornalismo brasileiro, o Embratel e o Petrobras. É editor responsável pelo jornal web Awùre – http://www.awure.jor.br – veículo que aglutina os momentos mais importantes da cultura e religiosidade afro-brasileira.

Related posts

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *