Breaking News

Mãe Stella de Oxóssi sai da UTI e tem quadro de saúde estável

A mãe de santo está internada no Hospital da Bahia desde 28 de junho depois de dar entrada na unidade de saúde com suspeita de infarto

Da Redação (redacao@correio24horas.com.br)

02/07/2017 14:59:00Atualizado em 02/07/2017 15:24:07

 

A ialorixá Mãe Stella de Oxóssi, 92 anos, saiu neste domingo (2) da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Hospital da Bahia e tem o quadro de saúde estável e sem intercorrências. De acordo com o boletim médico do hospital, ela ainda permanece na unidade, mas está lúcida, respirando sem ajuda aparelhos, em uso de medicação específica e sob vigilância médica.

Ainda de acordo com o boletim, a mãe de santo deve continuar internada para tratamento de quadro hipertensivo e neurológico. Ela deu entrada na unidade médica no dia 28 de junho, com suspeita de infarto, depois de sentir fortes dores de cabeça e na região do tórax. 

 

Mãe Stella de Oxóssi está internada desde o dia 28 de junho depois de sentir fortes dores de cabeça e na região do tórax. (Foto: Mauro Akin Nassor / Arquivo CORREIO)

 

Ainda na UTI, a ialorixá ficou sob os cuidados do cardiologista Jadelson Andrade e passou por procedimentos e exames que ajudaram a definir o diagnóstico de Encefalopatia Hipertensiva (hipertensão arterial associada a cefaleia intensa). 

Mãe Stella foi internada este ano, em fevereiro, também com suspeita de infarto. Ela foi encaminhada para o mesmo hospital e teve alta no dia seguinte.

A ialorixá é uma das mães de santo mais famosas do país. Ela é uma referência no combate ao racismo e à intolerância religiosa. Foi iniciada no candomblé aos 14 anos e está à frente do terreiro Ilê Axé Opô Afonjá. 

Mãe Stella também ocupa a cadeira de número 33 da Academia de Letras da Bahia, cujo patrono é Castro Alves. Ela tem 9 obras publicadas e é Doutora Honoris Causa pela Universidade Federal da Bahia (Ufba). Esse ano, a religiosa lançou um aplicativo. 

 

 

Extraído do site do Jornal Correio 24hs / Salvador – BA
http://www.correio24horas.com.br/detalhe/salvador/noticia/mae-stella-de-oxossi-sai-da-uti-e-tem-quadro-de-saude-estavel/?cHash=7c3f1b746d5781cf4512e68cf72b0a51

About The Author

Sérgio Carvalho se iniciou na Umbanda, pelo Babalorixá Arnaldo de Omulu (in memorian), na T.E.Nanã Buruquê, realizando sua camarinha em dezembro de 1995. Em 2001, se iniciou no Candomblé pelas mãos do Babalorixá Jô d´Osogiyan, no Asé Omin Oiyn Ilè, sendo neto de Iyá Nitinha d´Osun (in memorian), do Asé Engenho Velho - Miguel Couto - RJ. Militante em prol da defesa da religião afro-brasileira, ingressou nas fileiras do extinto IPELCY (Instituto de Pesquisas e Estudo da Língua e Cultura Yorubá), dirigido por Jairo d´Osogiyan. Exerce o cargo de Diretor de Cultura e Comunicação da ANMA - Associação Nacional de Mídia Afro. É proprietário da agência Marfim Assessoria & Eventos. Faz parte da equipe de duas das maiores premiações do jornalismo brasileiro, o Embratel e o Petrobras. É editor responsável pelo jornal web Awùre – http://www.awure.jor.br – veículo que aglutina os momentos mais importantes da cultura e religiosidade afro-brasileira.

Related posts

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *