Breaking News

Mangaratiba contra a Intolerância Religiosa

14/12/2015

 

DSCN0996A Fundação Mário Peixoto (FMP) apoiou no último sábado, 12, o evento “Águas de Oxalá”, realizado pelo Centro de Cultura Afro Abassá de Omolu, em Conceição de Jacareí. O objetivo do encontro religioso era o fortalecimento da igualdade entre todos e o fim da Intolerância Religiosa.

O evento é um misto religioso e cultural que acontece tradicionalmente todos os anos no 2º Distrito, tendo como patronos o dirigente do Centro de Cultura Afro Brasileira Abassá de Omulu, pai Nelson de Jussuanã e o padre Camilo, da Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição.

Peregrinos de vários centros de cultura afro realizaram uma procissão, ao som dos cantos e do batuque pelas suas do distrito em direção à praia, onde foram recepcionados pelo padre na Matriz de Nossa Senhora da Conceição. Foi realizada a lavagem da escada da histórica igreja e a colocação do barco com oferendas, pedidos e agradecimentos dos fiéis.

Em seguida, foi realizada a reinauguração do busto de Zumbi dos Palmares, recentemente reformado pela Prefeitura Municipal. Ao fim das solenidades, a Fundação Cultural Afro Brasileira e a FMP promoveram a entrega do Prêmio Liberdade de Expressão 2015, homenageando todos os líderes religiosos, políticos e autoridades. Segundo Valéria Cabral, presidente da FMP, o evento foi um sucesso. “Esse encontro foi realmente especial. Ele vem marcando a união, o sincretismo religioso e o combate a intolerância religiosa”.

 

Extraído do site de notícias AngraNews / Angra dos Reis – RJ
http://angranews.com.br/mangaratiba-contra-a-intolerancia-religiosa/

About The Author

Sérgio Carvalho se iniciou na Umbanda, pelo Babalorixá Arnaldo de Omulu (in memorian), na T.E.Nanã Buruquê, realizando sua camarinha em dezembro de 1995. Em 2001, se iniciou no Candomblé pelas mãos do Babalorixá Jô d´Osogiyan, no Asé Omin Oiyn Ilè, sendo neto de Iyá Nitinha d´Osun (in memorian), do Asé Engenho Velho - Miguel Couto - RJ. Militante em prol da defesa da religião afro-brasileira, ingressou nas fileiras do extinto IPELCY (Instituto de Pesquisas e Estudo da Língua e Cultura Yorubá), dirigido por Jairo d´Osogiyan. Exerce o cargo de Diretor de Cultura e Comunicação da ANMA - Associação Nacional de Mídia Afro. É proprietário da agência Marfim Assessoria & Eventos. Faz parte da equipe de duas das maiores premiações do jornalismo brasileiro, o Embratel e o Petrobras. É editor responsável pelo jornal web Awùre – http://www.awure.jor.br – veículo que aglutina os momentos mais importantes da cultura e religiosidade afro-brasileira.

Related posts

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *