Breaking News

Membros do Fórum Inter-Religioso tomam posse em São Paulo

Instituição fomenta o diálogo entre igrejas, templos, comunidades religiosas, organizações e instituições público-privadas

Qui, 27/04/2017 – 18h14 | Do Portal do Governo 

Alexandre Carvalho/A2img
Entre as atribuições do Fórum Inter-Religioso está o incentivo ao diálogo entre as religiões
Alexandre Carvalho/A2img
O Governador do Estado de São Paulo Geraldo Alckmin participou da cerimônia de posse dos membros do Fórum Inter-Religioso
Alexandre Carvalho/A2img
Instituição busca a promoção da paz e mecanismos de combate à intolerância religiosa
Alexandre Carvalho/A2img
O Fórum também promove a difusão da cultura de paz e liberdade de crença religiosa entre todos os indivíduos
Alexandre Carvalho/A2img
“A instalação desse Fórum Inter-Religioso é a mais importante ação que nós poderíamos fazer para unir a sociedade paulista”, disse Alckmin
Alexandre Carvalho/A2img
“Damos exemplo para o Brasil, na linha de frente do enfrentamento e no combate à intolerância religiosa”, completou

 

Nesta quinta-feira (27), o governador Geraldo Alckmin assinou a posse dos 101 membros, titulares e suplentes do Fórum Inter-Religioso do Estado de São Paulo em evento no Palácio dos Bandeirantes, na capital paulista.

A instituição fomenta a criação de políticas públicas de enfrentamento e combate à intolerância religiosa, além de promover a difusão da cultura de paz e liberdade de crença religiosa entre todos os indivíduos.

“A instalação desse Fórum Inter-Religioso é a mais importante ação que nós poderíamos fazer para unir a sociedade paulista. E com isso, damos exemplo para o Brasil, na linha de frente do enfrentamento e no combate à intolerância religiosa. Alguém pode perguntar: ‘Precisa?’. Sim, infelizmente precisa”, disse Alckmin.

Entre as atribuições do Fórum Inter-Religioso está o incentivo ao diálogo entre igrejas, templos, comunidades religiosas, organizações e instituições público-privadas. Com isso, traz para o debate e sensibiliza lideranças públicas e religiosas sobre a importância da propagação da cultura da paz.

O Fórum Inter-Religioso é composto por uma diretoria presidida pelo secretário da Justiça, Márcio Fernando Elias Rosa. O vice-presidente é o secretário-adjunto da Secretaria da Justiça e a organização também possui um secretário-geral.

São Paulo é o primeiro e único Estado da federação que conta com um Fórum democrático de diálogo entre religiões. A instituição também foi oficializada por lei estadual.

Origens
A ideia de criação do Fórum surgiu em 2005, a partir da 1ª Conferência de Igualdade Racial, quando religiosos de matriz africana propuseram a sua criação, com o propósito de ser tornar em um espaço democrático de diálogo para difundir a cultura da paz e da liberdade de crença.

Em 2009, foi apresentado um projeto de lei nesse sentido que foi aprovado pela Assembleia Legislativa do Estado e resultou em lei, sancionada pelo governador em 2013.

 

Extraído do portal do Governo do Estado de São Paulo
http://www.saopaulo.sp.gov.br/spnoticias/membros-inter-religioso-posse/

About The Author

Sérgio Carvalho se iniciou na Umbanda, pelo Babalorixá Arnaldo de Omulu (in memorian), na T.E.Nanã Buruquê, realizando sua camarinha em dezembro de 1995. Em 2001, se iniciou no Candomblé pelas mãos do Babalorixá Jô d´Osogiyan, no Asé Omin Oiyn Ilè, sendo neto de Iyá Nitinha d´Osun (in memorian), do Asé Engenho Velho - Miguel Couto - RJ. Militante em prol da defesa da religião afro-brasileira, ingressou nas fileiras do extinto IPELCY (Instituto de Pesquisas e Estudo da Língua e Cultura Yorubá), dirigido por Jairo d´Osogiyan. Exerce o cargo de Diretor de Cultura e Comunicação da ANMA - Associação Nacional de Mídia Afro. É proprietário da agência Marfim Assessoria & Eventos. Faz parte da equipe de duas das maiores premiações do jornalismo brasileiro, o Embratel e o Petrobras. É editor responsável pelo jornal web Awùre – http://www.awure.jor.br – veículo que aglutina os momentos mais importantes da cultura e religiosidade afro-brasileira.

Related posts

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *