Breaking News

MinC inclui cultura de matriz africana em conselho nacional

sexta-feira, 6 / junho / 2014 by Ascom

 

Sem-Título-1

O Conselho Nacional de Política Cultural (CNPC), do Ministério da Cultura (MinC), deverá incluir representantes das culturas de matriz africana entre seus componentes. A proposta é que sejam integrados ao Conselho membros de comunidades quilombolas e tradicionais de matriz africana, da capoeira e do hip hop. Somaram-se às reivindicações apresentadas pelo Colegiado Setorial Afro-brasileiro representações para os temas de segurança alimentar e comunidade LGBT.

O principal objetivo é tratar das demandas da cultura dos povos tradicionais e de matriz africana, além de outros perfis sociais que ainda não foram contemplados. De acordo com Douglas Santos, assessor de Políticas para Juventude Negra da Fundação Cultural Palmares, a contemplação de assuntos relacionados à essas temáticas é extremamente importante.

Porém, ele defende que deve haver todo um cuidado por se tratar de seguimentos que se ramificam e que são repletos de peculiaridades em vários aspectos. “É um ótimo espaço para a diversidade negra, mas ela ainda precisa ser mais aprofundada na pauta da Cultura”, defendeu em pleno acordo com o que foi ressaltado pelos representantes que participaram da reunião do colegiado realizada nos dias 27 e 28 de maio.

Além do presidente da Fundação Cultural Palmares, Hilton Cobra, participaram do debate a ministra Luiza Bairros, da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial, o secretário do CNPC, Bernardo Mata Machado, o suplente da Secretaria Estadual da Promoção Social, Pedro Vasconcellos, secretária de Cidadania e da Diversidade Cultural do MinC, Márcia Rollemberg, assim como representantes da sociedade civil.

 

Fonte de referência: REVISTA CONEXÃO AFRO

CONEXÃO AFRO: conexaoafro@gmail.com
Falar com Mãe
Carmen de OxaláCONEXÃO AFRO
  (51) 81810404 / (51)  30556655

http://conexaoafro.wordpress.com/2014/06/06/minc-inclui-cultura-de-matriz-africana-em-conselho-nacional/