Breaking News

Ministério das Comunicações multa canal do Grupo Bandeirantes por falta de jornalismo na grade

Fonte: Redação Comunique-se

Dedicada quase que 100% à programação evangélica, a Rede 21, do Grupo Bandeirantes, foi multada pelo Ministério das Comunicações por não cumprir a lei que determina cota de conteúdo jornalístico a ser exibido. De acordo com a coluna de Daniel Castro, no R7, a obrigatoriedade prevê que ao menos 5% do tempo seja dedicado a conteúdos noticiosos, o que não acontece atualmente no canal.

Na última sexta-feira, 15, o Diário Oficial da União publicou a multa, avaliada em R$ 12.794,08. Segundo Castro, a Band se defendeu ao dizer que a Rede 21 cumpre a norma com a transmissão diária de dois telejornais, com meia hora cada e um boletim de 15 minutos. No total, segundo o grupo, 75 minutos de jornalismo são exibidos por dia, três a mais do que o exigido pela lei.

Entretanto, uma fiscalização realizada em março passado pelo Ministério revelou que o canal não estava cumprindo a grade divulgada. Desde 2008, a programação da Rede 21 é ocupada pela Igreja Mundial do Poder de Deus, do pastor Valdemiro Santiago. Há duas semanas, uma reportagem da Folha mostrou que o religioso tinha interesse em comprar o espaço da Band e que as negociações estão sendo feitos desde 2012. O arrendamento do canal custaria, aproximadamente, R$ 700 milhões.

 

About The Author